TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento

Projeto de pesquisa: Recrutamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Nesta terceira etapa da ATPS, relataremos a importância do recrutamento, seleção e dinâmicas em um processo seletivo e a diferença entre recrutar e selecionar pessoas.

Serão destacados os principais objetivos e técnicas para desenvolvimento dos respectivos processos.

A atividade de recrutamento e seleção proporciona uma admissão correta de pessoas que tenham o perfil da empresa e da função, através de determinadas técnicas e métodos escolhidos para cada tipo de contratação. Um processo seletivo pode ser complexo ou mais simplificado, isto varia de acordo com a exigência da vaga em aberto.

As dinâmicas de grupo, são atividades que fazem com que os integrantes usem do seu raciocínio e das suas habilidades, por isso a vantagem de se trabalhar com dinâmicas, através delas o selecionador pode observar as habilidades individuais de cada participante e a capacidade de trabalhar em grupo, de liderar, quem tem mais iniciativa, etc.. Para cada necessidade há uma técnica e uma dinâmica específica.

As empresas cada vez mais se especializam nestas atividades e têm-se obtido muito sucesso, por isso cada vez mais estudos são feitos. E baseado nos estudos de alguns destes profissionais como, Benedito Rodrigues Pontes e Renata Marucci, desenvolveremos nosso trabalho.

PASSO 3

RESUMO:

Recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau, é um segmento do setor de recursos humanos que busca candidatos com o perfil esperado pela empresa para ocupar vagas na organização. Sendo uma atividade de responsabilidade do sistema de Administração de Recursos Humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no atendimento aos clientes internos da empresa.

Pontes (1988) diz que todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange a contratação de novos profissionais. São vários os motivos do surgimento dessa necessidade, como a substituição ou aumento do quadro de funcionários. Essa necessidade que se origina por motivos diversos, é expressa ou emitida formalmente pelo requisitante da área, através de um documento denominado requisição de pessoal. Em linhas gerais, a requisição de pessoal segue um fluxo pré-determinado pela própria organização, mas o que determina o seu atendimento automático é a sua própria razão de ser, como saber quem deve ser recrutado.

Para Milkovich, as etapas do processo de recrutamento de pessoal partem do Planejamento (determinação das necessidades de pessoal). Esse, que deve ser o primeiro passo para a realização do processo, é centralizado no setor de recursos humanos. Depois, é feita a Solicitação de Pessoal, ou seja, os gerentes dos departamentos realizam o levantamento das necessidades de pessoal e passam para o setor de recursos humanos, que por sua vez, providencia o processo que começa com a análise de mercado de trabalho. É nessa fase que se identificam as fontes de recrutamento, para depois definir as técnicas de recrutamento, que são os meios de informar ao público interno e externo que a empresa dispõe de vagas a serem preenchidas e onde também são definidas as informações a serem passadas aos candidatos, como as normas da instituição, legislação existente, número de vagas e pré-requisitos. Feito isso, parte-se para a execução, que corresponde ao momento de divulgação dos conteúdos através das técnicas previamente estabelecidas na fase de planejamento. Por fim, vem a avaliação dos resultados, onde o recrutamento é analisado pela quantidade de inscritos no processo seletivo e o número de pessoal admitido, rapidez, qualidade e custo. Chiavenato (2004) diz que o recrutamento interno é aquele feito na própria empresa. Ele privilegia os próprios recursos humanos da empresa. Se torna interessante por trazer vantagens, como a valorização dos funcionários e por ser um processo relativamente econômico, porém poderá causar alguns transtornos ao recusar um candidato após a seleção ou por criar insatisfações ao retirar uma pessoa de uma seção para outra, quando o funcionário é querido e reconhecido pelos colegas de trabalho. O recrutamento dentro da empresa (interno), não deve ser confundido com o recrutamento através dos funcionários (no qual estes indicam pessoas conhecidas para participar do processo de recrutamento e seleção). Em resumo, recrutamento interno é um processamento (ou transformação) de recursos humanos. Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção. Isto é, a divulgação das vagas em aberto é informada por meio de comunicação, memorandos ou cartazes em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com