TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Selação

Trabalho acadêmico: Recrutamento E Selação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A captação de pessoas para uma instituição pode ser como: recrutamento interno que apresenta um plano de carreira para que o empregado possa evoluir no trabalho ou recrutamento externo captando novos talentos de fora da empresa, para que o ambiente organizacional não pare no tempo e abra os olhos para futuras modificações e atualizações. Assim, identificando pessoas qualificadas para atender o cargo propriamente vago, para isso, existem fontes que buscam talentos sendo recebimento de currículo, banco de dados, indicações, sites da internet, divulgação interna e externa, dentre outros, esses são os meios principais para que o recrutamento e seleção tenha êxito em uma instituição.

INTRODUÇÃO

O principal objetivo para a área de recursos humanos está em captar profissionais com uma ótima capacitação e adequação para o cargo proposto, para que possa contribuir para a empresa, para que o funcionário possa compreender quais as normas, objetivos, produtos e a estratégia em que a organização acredita, é necessário que se faça um processo de ambientação, sendo um processo de integração para que o novo funcionário possa se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, afim de tornar a integração entre ambos pacifica.

O tipo de recrutamento influencia diretamente na escolha de um bom profissional, para isso, certas atividades são fundamentais no assunto em questão, sendo aonde o gestor irá buscar esse talento, como ele buscará. A partir disso, é selecionado uma quantia certa de candidatos para a concorrência do cargo, candidatos que se enquadrem no perfil propriamente dito, um método bastante comum na sociedade onde vivemos.

ETAPA 1

Recrutamento e seleção é nada mais do que uma área de atuação de Recursos humanos, onde a seleção de pessoas e o ambiente organizacional relacionam-se devido ao convívio com o mercado de trabalho. Embora recrutamento e seleção encontram-se paralelos na gestão de recursos humanos, ambos têm significados diferentes, pois o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função, em contrapartida a seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo proposto.

Observa-se que recrutamento e seleção possuem um tempo cronológico, pois para que ocorra a seleção é preciso necessariamente do recrutamento antepondo a seleção.

Existem dois tipos de recrutamento:

RECRUTAMENTO INTERNO RECRUTAMENTO EXTERNO

Se trata de uma promoção dentro da mesma carreira, pode ser desenvolvido através da transferência de alguém com o mesmo curriculum vindo de outra área, não havendo, portanto, lugar a promoção, ou de uma transferência envolvendo ao mesmo tempo uma promoção. Incide sobre candidatos reais ou potenciais, encontrado no mercado de trabalho disponíveis ou em situação de emprego e pode envolver uma ou mais técnicas de recrutamento.

Agora o mercado de trabalho tem uma relação entre o empregado e o empregador num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar, pode ser caracterizado pelo sistema de oferta demanda, Em termos de profissões via de regra é quando existe a formação de excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientes postos de trabalho para absorver os profissionais.

A importância de um bom profissional para a técnica de recrutamento e seleção é justamente a atualização de conhecimento de uma empresa para o mercado, novos métodos e conhecimentos ajuda para a evolução de uma empresa no setor de recursos humanos, entretanto um bom profissional requer um alto valor remuneratório, a empresa terá que customizar esse valor para que no futuro não venha a ter prejuízos no orçamento.

ETAPA 2

A empresa em que os integrantes do grupo visitaram é a empresa CERRADINHO, onde um integrante do grupo Alexandre Pires Costa trabalha na área de recursos humanos como analista.

Relatório – Histórico da Empresa CERRADINHO

Nome: CERRADINHO

Área que atua: REFRIGERANTE

Porte: MÉDIA

Funcionários: 76

Localização: Rua 01 Quadra 65 Loja 06 Jardim Oriente, Valparaíso de Goiás – GO

Público alvo: Jovens de todas as idades.

Contato: (61) 85380010

Essa empresa trabalha na venda de produtos como refrigerantes, energéticos e água, a empresa atua perto da cidade de Valparaíso de Goiás.

O cargo proposto pelo Alexandre para a ocupação é analista de recursos humanos.

A MISSÃO: Contratar e/ou demitir funcionários além de outros serviços como pagamento e recebimento de atestado médico.

RESPONSABILIDADES: Organizar a folha salarial de cada funcionário em 5 dias uteis, além de anexar atestados apresentados por funcionários esclarecendo a causa de ausência no trabalho, por fim divulgar um relatório semestral de condutas de funcionários aos seus superiores.

Quando a empresa necessita de preenchimento de vagas, surge então o recrutamento, esse recrutamento pode ser tanto no meio interno como no meio externo, o analista recebe um perfil e a qualificação necessária para o preenchimento da vaga.

Uma fonte viável para empresa CERRADINHO para captar ou recrutar ocupantes para analista de recursos humanos seria uma faculdade de recursos humanos ou uma faculdade que trabalhe com estudantes na área, tendo em vista a em dar oportunidade de experiência para os alunos começando com um estágio e por fim o emprego em definitivo.

Outra fonte viável para a empresa CERRADINHO para captar ou recrutar ocupantes para analista de recursos humanos seria buscar em outras empresas profissionais com experiência e adicionar a empresa em questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com