TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleçao

Casos: Recrutamento E Seleçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Técnicas de Recrutamento e Seleção

Todas organizações tem objetivos a serem alcançados e necessitam de pessoas competentes que lutem por estes objetivos com seu trabalho. Cada pessoa deve executar seu trabalho de acordo com o cargo que ocupa,com responsabilidades, dedicação que estão contidas no seu cargo. È primordial que as organizações tenham as especificações detalhadas de todos os cargos que compõem a mesma.

A Análise de cargos tem objetivo de conhecer profundamente todos aspectos.

. Descrição do Cargo

O processo de análise de cargo é executado a partir de estudos de todos os aspectos de cada cargo como : grau de supervisão e subordinação , tarefas/atribuições . Serão analisados fatores extrinsecos: os requisitos mentais e físicos, instrução essencial , experiência anterior , iniciativa e aptidões , nível de esforço físico, concentração e tendência comportamental , adaptabilidade ao cargo destreza ou aptidões necessárias.

As fases específicas do trabalho quando concluída resulta na base de elaboração na descrição de cargos . Realizada a escolha da técnica de coleta de dados (com vantagens/desvantagens) ,através de : Observação “in loco” ou observação local , método que é utilizado quando as tarefas que compõem o cargo podem ser descritas e especificadas a partir da simples observação do funcionário trabalhando . As vantagens refere-se a melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa. Das operações envolvendo máquinas e equipamentos , permite verificar “in loco” as responsabilidades impostas ao ocupante do cargo e as condições ambientais.

Método moroso , exige muito tempo do analista e eleva o preço do processo , geralmente as observações tem que ser completas , pois surgem dúvidas sobre as tarefas e especificações de cargo , método restrito a cargo cujas tarefas sejam simples e repetitivas .

Questionários que serão preenchidos pelos ocupantes do cargo ou chefes , sobre todos os aspectos envolvidos no cargo , deve ser elaborado de uma forma simples e direta não deixando dúvidas sobre seu preenchimento e também com esclarecimentos de seu objetivo ( análise do cargo ) .

As vantagens residem na rapidez para obtenção das informações e por ser mais econômico dos métodos . As desvantagens são preenchimentos incorreto ou incompleto e dificilmente só com esse método serão conseguidas boas descrições de cargos.

Descrição do Cargo:

Cargo: Analista de Recursos Humanos

Descrição Sumária: Responsável pelo departamento de recursos humanos da empresa.

Requisitos para contratação: Ser formado em Recursos Humanos ou psicologia.

Funções: Analisa e executa as atividades relacionadas à contratação e sua integração. Controla o levantamento das necessidades de treinamento, junto à gerência, a fim de desenvolver os programas, ministrá-los e acompanhar sua aplicação prática. Realiza pesquisa salarial e de benefícios, participando da manutenção do plano de cargos e salários, atua em trabalhos desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com