TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Exames: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Definição Conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

1.1 Critérios e requisitos

O recrutamento do pessoal efetivo será feito mediante divulgação em veículos que possam atingir o público-alvo.

O recrutamento será feito interna ou externamente, de forma concomitante, garantindo-se igualdade de condições de participação no processo seletivo a todos os candidatos inscritos e dando-se preferência à contratação dos candidatos internos.

A seleção constará de entrevistas e/ou técnicas específicas, observadas as peculiaridades de cada cargo ou função, visando à escolha de candidatos que preencham os requisitos desejados.

As exigências previstas no processo de recrutamento e seleção não se aplicam à contratação de serviços técnicos especializados, aos cargos de confiança.

1.2 Solicitante

Emitir o formulário “Requisição de Pessoal” (pasta 1) em via única, especificando as funções a serem exercidas e a justificativa da vaga solicitada, aprovado pelo Diretor e após enviar ao RH.

Registrar no formulário específico as considerações técnicas sobre os candidatos e encaminhar ao RH, para compor o processo seletivo.

1.3 Recursos Humanos

Receber do solicitante a requisição, verificar se for substituição ou aumento de quadro, para a contratação pretendida, e se for necessário esclarecer a requisição com o solicitante.

Verificar o perfil profissional para a vaga a ser preenchida, analisar e adequar de acordo com a especificação de cargo.

Após aprovação pela Diretoria, abrir o processo de recrutamento e seleção, aplicando os procedimentos que levem à decisão de admissão dos candidatos habilitados, considerando a preferência pelos candidatos internos.

1.4 Recrutamento Interno

O objetivo específico do recrutamento interno é criar oportunidade de desenvolvimento para os funcionários além de estimular a atitude de constante autodesenvolvimento.

O funcionário é responsável por comunicar a seu gestor imediato a intenção de participar do programa de Recrutamento Interno assim que for feita abertura da vaga e entregar o formulário para preenchimento (pasta 1).

É vedado a todos os coordenadores abordar diretamente qualquer funcionário de outra área, bem como negociar junto a qualquer coordenador a transferência de setor de funcionários sem envolvimento da área de Recursos Humanos.

O recrutamento interno será divulgado através dos murais e junto ao coordenador da área, pelo período de 5 (cinco) dias e com as seguintes informações abaixo:

• Número de vagas e área de preenchimento;

• Descrição das atividades e seus pré-requisitos, de acordo com o perfil do cargo;

1.5 Período e condições de inscrição

É vedada a participação do funcionário em mais de um processo seletivo interno simultaneamente.

É garantida a permanência na área de origem ao colaborador não selecionado, continuando a executar normalmente suas atividades

A transferência pro Recrutamento Interno é definitiva, não havendo possibilidade de retorno à posição anterior.

A data de transferência do funcionário aprovado no processo seletivo deverá ser acordada entre as áreas requisitante e cedente, respeitando-se, preferencialmente, a reposição do profissional e o prazo máximo de 15 (quinze) dias uteis.

Após a aprovação do funcionário no processo seletivo, não será permitido ao coordenador vetar a sua movimentação ou realizar contraproposta visando a sua retenção.

As vagas abertas pela movimentação de funcionários via Recrutamento Interno serão mantidas, devendo a área de Recursos Humanos realizar o recrutamento e seleção de candidatos.

Para participar do recrutamento interno, além de preencher os pré-requisitos definidos para a posição – exemplo: formação, tempo de experiência, o colaborador deverá ter no mínimo 01 (um) ano de empresa, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com