TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Casos: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  6.603 Palavras (27 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa visa obter resultados, portanto para que isso possa acontecer precisa ser bem administrada, e o primeiro passo é contratar um profissional que seja capacitado e competente para administrá-la. Dentre os departamentos que compõe uma empresa existe a administração de recursos humanos que é uma das funções mais importantes na organização e tornando-se fundamental na boa gestão da empresa.

Para que a empresa tenha um bom desenvolvimento é necessário que todos os departamentos estejam bem segmentados, tendo um diretor treinado para exercer a função pela qual lhe foi submetido a desempenhar. Entretanto o administrador de recursos humanos além de treinado deve possuir as ferramentas que se faz necessário para que obtenha uma boa administração, tendo em vista a área de recursos humanos é onde serão executados vários processos para que a empresa se torne um grande nome no mercado empresarial, esses processos buscam bons funcionários para completar o sistema organizacional

É através do RH que serão recrutados, selecionados, motivados, treinados e avaliados. E após todo esse processo se torna um profissional bem conceituado no mercado, e obter o perfil que as empresas estão buscando.

Neste estudo serão expostos assuntos que dizem respeito à administração de recursos humanos.

Num primeiro momento será exposto o objetivo geral e os específicos. Posteriormente a revisão bibliográfica com abordagem sobre recrutamento e seleção dos autores ligados a área estudada, será exposta também a metodologia, ou seja, os métodos necessários para a elaboração do trabalho. Num terceiro momento será descrita a caracterização da organização onde será realizado o estudo, e a proposta de intervenção a serem adotadas na empresa. E para finalizar será apresentado às considerações finais obtidas com a pesquisa.

2 JUSTIFICATIVA

A área de recrutamento e seleção de pessoas é uma tema atraente não só para futuros administradores, mas também para psicólogos, pedagogos e todos profissionais ligados á gestão de pessoas. O recrutamento e seleção é uma área de extrema importância no contexto organizacional, sendo necessário para transparecer a eficiência e eficácia do individuo que está sendo selecionado e consequentemente para a empresa que estará recrutando este profissional.

A gestão de pessoas tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, devido a globalização e desenvolvimento organizacional, porém essas mudanças são para exigir cada vez mais qualidade, eficiência dos funcionários das pequenas, médias e grandes empresas.

Para a autora, este estudo será de grande valia, haja visto que contribuirá com o conhecimento trazendo melhores condições de enfrentar a competitividade no mercado de trabalho. Proporcionando novos desafios para melhorar os conhecimentos adquiridos nesta área específica.

O recrutamento e seleção são necessarios, pois contribui para a comunidade que procuram uma vaga no mercado de trabalho, e com isso melhorar a qualidade de vida. Esta ferramenta esta disponível em diversas categorias de empregos, facilitando o egresso que delas necessitam.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo será apresentado o referencial teórico desenvolvido a partir da literatura pesquisada, o qual será direcionado em função do estudo da empresa pesquisada. Dentro desta perspectiva o desenvolvimento consiste em etapas, iniciando com a história da gestão de pessoas.

4.1 HISTÓRIA DA GESTÃO DE PESSOAS

De acordo com Chiavenato (2002), em meados dos anos 80, em função da globalização econômica, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico e competitividade, as empresas passaram por experiências como a reengenharia, terceirização e diminuição de tamanho, dando início a novas concepções acerca dos indivíduos nas organizações. Então, a partir dos anos 90, iniciam-se discussões sobre a terminologia utilizada para designar a administração de recursos humanos. Se elas são recursos, precisam ser administrados, para que se possa extrair deles o máximo de rendimentos, e, conseqüentemente, passem a ser considerados como patrimônio da organização. Assim, os críticos propõem que as pessoas sejam chamadas de parceiros da organização.

De acordo com Alberton (2002, p.71) relata que:

Escola das relações humanas. Esta escola iniciou com as experiências do psicólogo americano Elton Mayo (1890-1949), que teve como objetivo a valorização das relações humanas no trabalho. Suas experiências foram baseadas na percepção de que era necessário considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. Com esta escola, de certa forma, iniciou-se a harmonização entre o capital e o trabalho.

Segundo Chiavenato (1999), diz que as pessoas podem ser visualizadas como parceiros da organização, a partir do momento que elas fornecem conhecimentos, habilidades, capacidades e, principalmente, a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o capital intelectual das organizações.

Segundo Alberton (2002), o mais importante desafio nas empresas, na atualidade consiste no método adotado para administrar pessoas. Para de certa forma ultrapassar as dificuldades, as pessoas que fazem parte dos recursos humanos executam as tarefas para conseguir aflorar as competências e habilidades das pessoas, procurando capacitá-los para as rápidas mudanças ocorridas no cenário atual.

4.2 A FUNÇÃO DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA EMPRESA

O recrutamento e seleção exercem um papel de fundamental importância no contexto organizacional, pois esta diretamente ligado ao desenvolvimento da empresa. Observa-se que cada organização possui uma cultura, portanto com o recrutamento e a seleção não é diferente, onde o processo pelo qual é realizado varia conforme a organização. Sendo assim o recrutamento funciona como meio de comunicação, onde são divulgadas vagas para determinados cargos dentro da empresa e a seleção funciona com o papel de escolher, ou seja, dar opções e a seleção decide qual o candidato irá se posicionar com um melhor desempenho ao cargo que lhe foi oferecido. (CHIAVENATO, 2002).

Chiavenato (2002) afirma que, o processo de recrutamento é uma das etapas mais importantes do processo de admissão de um novo profissional. Por isso muitas empresas pesquisam primeiramente em seu ambiente interno, para depois ir ao mercado de trabalho, o qual pode ser a própria comunidade onde a empresa atua o mercado regional, nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com