TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Pesquisas Acadêmicas: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese

A gestão de pessoas vem evoluindo ao longo do tempo e com ela evoluiu-se também suas ferramentas. Sendo assim pode-se afirmar que o recrutamento e seleção de pessoas modificaram-se bastante durante décadas. Antigamente tinha o objetivo apenas de atrair pessoas com aptidões técnicas adequadas a demanda da vaga, hoje em dia além de uma formação ou conhecimento teórico relacionado à oportunidade de emprego o pretendente deve possuir diferenciais, alinhados com objetivos da empresa, para destacar-se e ser visto pela organização como uma potencial ferramenta para o sucesso. Quando bem administrada, essa ferramenta traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.

A palavra recrutamento significa: Ação ou efeito de recrutar, sua prática conhecida anteriormente nos exércitos para captar recrutas, hoje foi ampliada para o sistema de RH. Em 1983, Chiavenato propôs uma seleção de recursos humanos onde cada pessoa seria colocada no cargo onde mais tinha habilidades, encontrando assim a pessoa certa para o cargo certo, visando manter a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. (CHIAVENATO,2006,p.166)

Chiavenato considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. A antiga Administração de Recursos Humanos, cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.

Os meios de recrutamento são: interno e externo. No interno, a organização decide aproveitar os talentos disponíveis dentro da própria empresa. As vantagens de se fazer este tipo de recrutamento são: uma maior motivação dos funcionários, mais promoções, e empregados estimulados a desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Os meios utilizados para recrutamento interno são: mural, intranet, circulares, gestão a vista, recomendações, interesse próprio, etc.

O recrutamento externo é aquele que busca recursos fora da organização. Pode ser realizado simultaneamente com o recrutamento interno, ou posterior a este. Para tal, podem ser utilizados anúncios em sites de empregos, jornais, revistas, faculdades, agências, etc.

A seleção é a conclusão de todo o processo da busca de candidatos. É a escolha da pessoa mais adequada para a posição em aberto, dentre aquelas previamente recrutadas. A seleção é feita em etapas. As mais comuns são: triagem, identificação dos candidatos recrutados, entrevistas de seleção, aplicação de testes de conhecimentos, entrevista técnicas, exame médico, referências do candidato e admissão.

Para finalizar, podemos destacar o conceito de Seleção de Lobos (1979,) que a define como sendo o processo de administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com