TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Trabalho Escolar: Recrutamento E Seleção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 14

ETAPA 1

Introdução

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.

Recrutamento e Seleção

A importância do processo de recrutamento e seleção

Para fazer diferença no mundo atual as empresas estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis.

Em virtude dessas variáveis listadas acima, o capital humano tem um papel fundamental dentro das organizações. As empresas estão cada vez mais investindo em pessoas, pois estão descobrindo que não são feitas somente de equipamentos. Com isto o ser humano está sendo cada vez mais valorizado, tendo reconhecimento também por seu potencial emocional e intelectual.

Tempos atrás apenas o conhecimento técnico era necessário para ser contratado. Hoje este paradigma vem mudando, pois a organização precisa mais do que um profissional qualificado tecnicamente, precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

Para o preenchimento de vagas de emprego hoje, além da exigência de competência técnica dos candidatos, busca-se pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa. É imprescindível que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional.

O recrutamento e a seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa. As etapas desse processo contemplam o planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho.

Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais. Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação.

Para tal, o profissional de recursos humanos deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pragmático. Estes cuidados passam por:

• Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;

• Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;

• Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante;

• Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;

• Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;

• Conhecer (e entender) a missão, a visão, os objetivos estratégicos, os princípios da empresa para não contratar “um estranho no ninho”; e

• Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficará comprometido.

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

O Novo Mundo do Trabalho: Oportunidades e Desafios para o Presente

As noções de trabalho/emprego/segurança social, tratadas quase como sinônimas, mudaram com o passar do tempo, em interação com a evolução da sociedade e das condições da produção. Assim como mudaram as realidades que se escondem por trás dessas noções.

Vários são os fatores que, conjuntamente e em interação, contribuíram para a construção desta nova realidade do trabalho. Entre eles a globalização econômica e a disseminação das inovações tecnológicas e organizacionais; as transformações no papel dos estados; a disseminação do individualismo como valor nas sociedades contemporâneas; e o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.

O impacto desses fatores, por sua vez, pode ser percebido na nova configuração do mercado de trabalho, com o aumento do nível de desemprego, o crescimento da informalização nas relações trabalhistas, o deslocamento setorial do emprego, e a transformação nos requisitos funcionais, com a exigência de novas habilidades e competências, bem como da polivalência funcional.

Nas empresas observa-se, ainda, o recurso ao desenvolvimento e manutenção de um núcleo sólido de trabalhadores, altamente capacitados e qualificados, que auferem maiores benefícios e salários e com os quais as relações tendem a ser mais estáveis; segue-se um estrato de trabalhadores ‘mais flexíveis’, em boa parte terceirizáveis, com relações mais precárias e com menos garantias trabalhistas, acompanhado ainda de trabalhadores satélites, de baixa qualificação, facilmente substituíveis.

Mercado de Recursos Humanos

Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os mecanismos de oferta e procura desses mercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com