TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Tese: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

O recrutamento e seleção se da através de diversas etapas e tem inicio com o recebimento da vaga, dando continuidade nas demais etapas como: anuncio da vaga em fontes e parceiros de recrutamento; analise e triagem de currículos; convocação de candidatos.

E é nesse momento em que se aplica bem o que propôs Chiavenato:

“Que a seleção de Recursos Humanos poderia ser defina singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.”

Pois neste momento o recrutador deverá abordar o candidato de forma a conhecer não só sua experiência profissional, suas aptidões, mas na sua vida pessoal onde poderá ter uma ideia de como se dá a relação do candidato junto a outras pessoas.

O recrutamento pode ser: interno, externo e misto.

Cada um dos tipos de recrutamento tem sua vantagem e suas desvantagens.

O recrutamento interno se dá pelo recrutador buscar dentro da empresa candidatos capacitados que queiram mudar de cargo. As vantagens desse recrutamento pode ser o baixo custo com fontes de recrutamento pode ter como vantagens, o candidato já conhece a empresa, proporcionando motivação pelo fato de existir uma promoção. As desvantagens com a promoção do colaborador abrira nova vaga para o cargo que o colaborador ocupava, a não adaptação à nova função causando a demissão do colaborador.

O recrutamento externo se dá pelo recrutador buscando candidatos através de anúncios, com parceiros e também através de indicações. As vantagens são: perfil diversificado dos candidatos, uma renovação de ideias, pois o candidato vem trazendo novidade para a empresa. E as desvantagens são: custo maior custas dos processos, tempo de adaptação e treinamento será maior e pode haver uma desmotivação interna.

E o recrutamento misto o recrutador irá anunciar a vaga tanto interno para candidatos capacitados das empresas, e também irá anunciar a vaga através de jornais, com parceiros de recrutamento. As vantagens são: concentram uma flexibilidade de cenário e vantagens estratégicas mencionadas nos itens anteriores. E as desvantagens também serão as mesmas dos outros dois tipos de recrutamento.

Etapa 2

As entrevistas por competências é umas das formas de se ter um melhor índice de acerto nas contratações, pois é levado em conta a necessidade das organizações, e sua avaliação é feita sobre o comportamento do individuo e não simplesmente as suas capacidades e experiências.

A melhor forma para se avaliar as competências é através de entrevistas, que podem seguir um roteiro ou não.

As vezes o recrutador tem um candidato que tem as capacidades e experiências exigida pela empresa, mas ele não se encaixa no comportamento da empresa, é uma pessoa que não sabe trabalhar em grupo, tem dificuldade em se relacionar , apesar de ter capacidade para ocupar o cargo ele será um colaborador que terá problemas de relacionamento.

Apesar de ser uma técnica boa, mas que não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com