TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Trabalho Escolar: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Recrutamento e Seleção

Um dos principais desafios encontrados por gestores de RH no Brasil é a falta de mão de obra para ocupar as vagas em aberto. Além disso, esses profissionais também precisam se preocupar em atrair toda a diversidade de gerações de jovens. Os procedimentos de recrutamento e seleção precisam ser eficazes para atender as demandas de crescimento e expansão das organizações.

Do cadastro à efetivação de novos colaboradores, a solução de Gestão de Pessoas da Senior dá agilidade no recrutamento e seleção. É possível criar vários perfis específicos para captação dos candidatos e buscar currículos de acordo com as vagas. Novas funcionalidades permitem que o usuário cadastre seus perfis das mídias sociais e disponibilize vídeo currículo. O recrutador ainda pode ter visão geral dos procedimentos com relatórios que indicam o panorama da estratégia.

Recrutar e selecionar colaboradores com eficácia faz parte do gerenciamento estratégico das organizações, contribuindo com metas de crescimento e desenvolvimento. No videocast abaixo, a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Senior, Jussara Dutra, avalia as tendências nas práticas de atração das principais empresas brasileiras e sinaliza a evolução dos processos de recrutamento e seleção ao longo dos anos.

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)

O recrutamento nunca teve importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada e praticada terá um impacto positivo na empresa e o inverso, um resultado devastador.

Por isso, se a escolha de pessoas é realizada a satisfação, da melhor e mais eficiente forma possível, visando ao benefício da empresa, a empresa já tem grande chance de obter sucesso, com base nas pessoas que a compõe. Por isso, o processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.

E todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficientemente selecionados.

Referência bibliográfica:

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1983

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com