TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Trabalho Escolar: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

RECRUTAMETO E SELEÇÃO

Recrutamento e Seleção em uma organização é o momento em que procuramos e identificamos um grupo de candidatos para submeterem a processos que serão avaliados e selecionados antes de uma possível contratação. Podendo assim ocupar o cargo em que estão pleiteando e preencher as necessidades da organização.

Hoje a maior dificuldade das empresas e atrair e reter talentos, não se usa mais a mesma forma de relacionamento de empresa e profissional que antes, temos que mudar o foco dos Recursos Humanos usando as novas tecnologias, fazendo com que as empresas se tornem um lugar querido para se trabalhar, que seja ponto de referencia.

Para Simon Franco (2002) As empresas dão a atenção e valor específicos para os clientes esquecendo-se dos profissionais que ali estão à frente da empresa, essa atenção tem que ser dada também aos profissionais que compões o quadro da empresa.

Recrutamento Interno:

O recrutamento interno acontece quando a empresa procura preencher as vagas através de

Remanejamentos de seus funcionários vertical ou horizontalmente.

Chiavenato (2006) o recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão dentro da organização para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas e motivadoras.

O recrutamento interno é um bom meio de recrutamento, pois os indivíduos já são conhecidos e a empresa lhes é familiar. Este tipo de recrutamento constitui, ainda, um procedimento bastante econômico e serve para demonstrar que a empresa está interessada em promover seus empregados. Com este tipo de recrutamento o gestor obtém informações mais precisas, a possibilidade de preparação para a promoção e melhoria do moral e das relações internas. (BOAS; ANDRADE, 2009, p. 38)

Chiavenato (2005, p.116) apresenta prós e contras do recrutamento e seleção:

Vantagens e Desvantagens de Recrutamento Interno:

Vantagem - 1. Aproveita melhor o potencial humano da organização; 2. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários; 3. Incentiva a permanência e fidelidade dos funcionários á organização 4. Ideal para a situação de estabilidade e pouca mudança ambiental; 5. Não requer socialização organizacional de novos membros; 6. Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos; 7. Custa financeiramente menos do que fazer o recrutamento externo.

Desvantagem- 1. Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; 2. Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; 3. Matem quase inalterado o atual patrimônio humano da organização; 4. Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas; 5. Matem e conserva a cultura organizacional existente; 6. Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua

Quando na tem talentos capacitados dentro da empresa os selecionadores buscam no mercado.

Para Boas e Andrade (2009) o recrutamento externo ocorre quando a organização procura preencher vagas com pessoas de da organização. Sendo assim para atender a necessidade e interesses da empresa tem que buscar em outros meios, como: Internet, Jornais, TV, rádios entre outros.

Vantagens e Desvantagem recrutamento externo

Vantagem- 1. Coloca sangue novo na organização 2. Empobrece o patrimônio humano, pela contribuição de novos talentos e habilidades; 3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos. 4. O custo é menor, pois não será necessário um treinamento de integração.

Desvantagem- 1. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização; 2. Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isso significa custos operacionais; 4. Exige esquemas de socialização organizacional para novos funcionários; 5. É o mais caro, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

É de estrema importância que o selecionador conheça a cultura, visão, missão e valor e todos os setores da empresa, pois é baseada nessas informações que será feita as grandes contratações e assim conseguirá alcançar o objetivo da empresa.

.Uma seleção com qualidade faz a empresa crescer.

Segundo Simon Franco (2002) a área de Recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com