TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Monografias: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Recrutamento e seleção, e sua importância estratégica para a organização.

Resumo

O processo de recrutamento e seleção é fundamental para o bom desempenho da organização, a alta competição entre as empresas e a pressão pela mudança e adequação constante para acompanhar o mercado, exige cada vez mais profissionais qualificados e dinâmicos que se adequem a cultura da empresa. Porém a busca por profissionais qualificados é um desafio constante para as empresas, quanto mais complexo o cargo maior o nível de dificuldade para encontrar pessoas qualificadas. Este trabalho tem como objetivo analisar as formas utilizadas para o recrutamento e seleção de pessoas e qual sua importância estratégica nas organizações.

1. Introdução

Para o recrutamento e seleção, a empresa deve ter definido o perfil do cargo e a necessidade atual e futura da empresa, o recrutamento de pessoas deve basear-se em três pontos básicos: Rapidez, Economia e Qualidade. Assim, a escolha dos métodos e recursos a serem utilizados devem ser os mais econômicos, rápidos e que possam obter pessoal da melhor qualidade possível, o local de divulgação da oportunidade de emprego também contribui para a facilidade e rapidez no processo de seleção.

Um processo de recrutamento falho pode acarretar uma serie de danos, perca de tempo e dinheiro para a empresa, desta forma o ideal é que o banco de dados de candidatos seja numeroso e esteja sempre atualizado para facilitar no momento de necessidade da organização.

O processo de seleção também é essencial para o bom desempenho da organização e do colaborador, o perfil do candidato deve ser de acordo com a vaga, se a qualificação do mesmo for menor que o esperado provavelmente causara transtornos para a empresa e para o colaborador, se o colaborador possuir qualificações além do exigido pelo cargo os resultados também não serão positivos, pois o profissional se sentira limitado. O selecionado deve possuir o perfil exato que corresponda às qualificações necessárias para a vaga.

Como auxilio no momento da seleção existem algumas técnicas para auxiliar no processo:

- Entrevistas: Verifica-se geralmente, dados pessoais e profissionais do candidato. Ocorre uma entrevista com o profissional de RH, pode ser com roteiro ou sem roteiro.

- Provas ou teste de conhecimento: são verificados os conhecimentos técnicos e aptidões pessoais de candidato.

- Testes de personalidade: analisa os diversos traços de personalidade.

-Técnicas de simulação: procuram passar do tratamento isolado para o tratamento em grupo.

Existem alguns erros que comprometem o sucesso do processo de seleção, causando prejuízo ao candidato e a empresa.

Erros no processo de recrutamento e seleção

 Não pesquisar e planejar o recrutamento.

 Não contratar na emergência.

 Recrutador mal preparado.

 Explicitar a empresa e função.

 Exigir grande qualificação para um cargo simples.

 Assumir sozinho a contratação.

2. Processo de recrutamento.

Recrutamento: são técnicas e procedimentos que buscam para a empresa, profissionais com potencial, qualificados e capazes de ocupar um cargo na organização. No recrutamento são divulgadas para o mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer.

Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

O mesmo autor diz que a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

Para o recrutamento a empresa deve ter o perfil do cargo definido.

2.1 Meios de Recrutamento.

Existem alguns meios de recrutamento:

- recrutamento interno: ocorrem dentro da própria empresa, os funcionários que se adequarem ao perfil que a empresa precisa são remanejados.

-vantagens

>evita custos com divulgação, admissão de pessoal e integração

>é mais rápido

>motiva os empregados e desenvolve a competitividade.

-desvantagens

>exige potencial de desenvolvimento dos funcionários.

- recrutamento externo: os funcionários vêm de fora da empresa, são analisadas a segmentação de mercado e a localização das fontes de recrutamento.

-vantagens

> traz novas experiências para a organização.

>inova e enriquece os recursos humanos da organização.

>aproveita os investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal.

-desvantagens

>mais demorado que o processo interno.

>é mais caro, exige gastos com divulgação.

>quando as vagas são monopolizadas, pode frustrar os funcionários que já estão na empresa.

- recrutamento misto: ocorrem as duas formas recrutamento interno e recrutamento externo, ou seja, convoca pessoas de fora e dentro da empresa.

A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles que mais se adequam a vaga da empresa, busca solucionar os problemas de adequação, eficiência e eficácia.

2.2 Processos que constituem o processo de seleção:

- Colocação: existe apenas um candidato para aquela vaga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com