TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos Etapa 1 E 2

Trabalho Escolar: Recursos Humanos Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Gestão de Pessoas

Associar as habilidades e métodos, políticas técnicas e praticas definida, com objetivo de administrar o comportamento interno nas organizações.

A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

A área de gestão de pessoas tem sofrido muitas mudanças e transformações nos últimos anos, a globalização, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto das mudanças no cenário mundial e o intenso movimento pela qualidade e produtividade constatou-se, que na maioria das organizações, a vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham, a maneira pela qual elas se comportam, decidem, agem, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas varia em enormes dimensões. E essa variação depende, em grande parte, das políticas e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades.

No entanto, a tendência que hoje se verifica está voltada para mais além, fala-se agora em administração com as pessoas. Administrar com as pessoas significa tocar a organização juntamente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem delas, dos seus negócios e do seu futuro.

Moderna Gestão de Pessoas

O cenário atual trouxe mudanças à gestão de pessoas, partindo do principio de que não tratamos de um funcionário mais sim de um colaborador, ambas as partes tem interesse mutuo e cada um dos parceiros da organização contribui com algo na expectativa de obter retorno pela sua colaboração, através dela as empresas buscam seus objetivos.

Realizar sua missão, fazer com que a organização se torne competitiva, reconhecida no mercado é um dos objetivos do empregador, em contra partida oferecer ao colaborador qualidade de vida, criar condição ambiental psicológica e satisfatória para desenvolvimento das atividades, associar suas habilidades e métodos sendo necessário potencializar o capital humano e envolver seus colaboradores tornando-o capaz de conduzi-las ao sucesso. Desta forma tornando-se uma equipe desenvolvida em parceria e estratégia.

Filme: Tempos Modernos

Filme ocorre na década de 1929 na época da Revolução Industrial, relata a história de um jovem empregado de uma grande fabrica, ele realizava um trabalho repetitivo, causando fadiga no trabalho e prejudicando a sua saúde, pois os movimentos repetitivos causa LER (Lesão por movimentos repetitivos). O ator Charlie Chaplin precisa ser internado em um hospital após trabalhar horas, fazendo à mesma coisa e com isso ele acaba tendo uma crise de stress e é internado.

Após sair do hospital ele descobre que a fábrica aonde trabalhava foi fechada, provavelmente por um problema de funcionários.

A gestão de pessoas hoje cuida para que isso não aconteça entre os funcionários, com a idéia de que o funcionário que trabalha feliz e motivado e rende muito mais para a empresa.

A dificuldade para conseguir um emprego também é retratada no filme, na parte em que colocam o nosso personagem para ser segurança, um cargo que ele não tem nenhum perfil para exercer, fazendo assim, com que o ambiente de trabalho seja assaltado, após dormir no horário de serviço. Aí é onde a gestão de pessoas entra também, nos dias de hoje, elas estudam o funcionário para ver se o mesmo tem o perfil para vaga oferecida, assim, fazendo as empresas contratarem as pessoas ideais para determinados cargos.

Na Moderna Gestão de Pessoas podemos notar que encontrar um emprego hoje já não é uma tarefa tão difícil como naquela época. Hoje o foco está inteiramente nos colaboradores e nos processos de uma organização.

ETAPA 2

O Campo de Recrutamento e Seleção ainda é novo para Analistas do Comportamento, mas muito vêem sendo discutido como alternativa a medidas de avaliação psicológica mentalistas, estatística e / ou outra natureza que não considera o sujeito como único em sua totalidade ("ele com ele mesmo").

Segundo Alencar (2007), a falha em considerar as tradicionais ferramentas de testagens psicológicas para a seleção de pessoal está na negativa ou ausência de coleta de dados referente ao ambiente em que o indivíduo atua / vive, ou seja, os testes tradicionais que coletam dados da personalidade de sujeitos enquanto submetidos ao ambiente de testagem (aplicação de testes de inteligência, por exemplo), mas não coleta dados de suas relações com a família, amigos, empregos anteriores, lazer, etc. Ambientes pelos quais, determinados “traços da personalidade” somem, pode ser compreendida pela Analise do Comportamento como mais um comportamento adaptativo que só ocorre dada determinada contingência.

Selecionar pessoas, nada mais é do que selecionar repertórios comportamentais. A partir do momento em que temos o perfil de uma vaga, bem como os pré-requisitos para desempenhar uma determinada função, podemos em um processo de entrevista comportamental, fornecer estímulos na tentativa de evocar respostas e/ou identificar comportamentos desejáveis pelo requisitante da vaga, ditos como: Dinamismo, Liderança, Iniciativa, etc. Vale ressaltar que assim como a definição de Sidman sobre "conduta", precisamos antes de iniciar as analises funcionais, o que estamos considerando como Liderança, Dinamismo, Iniciativa, etc. Somente quando soubermos quais são os critérios destas competências, é que saberemos o que estamos buscando.

A Mais nova Novidade da área é a ferramenta de "Seleção por competências" que nada mais é do que a descrição de tríplice contingência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com