TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECURSOS HUMANOS ETAPA 1

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

ETAPA 1 – PASSO 1

Gestão de pessoas é a área da administração que possui como objetivo administrar os comportamentos internos, fazendo com que o capital humano seja potencializado dentro das empresas. Está inserido na gestão de pessoas algumas funções que são de suma importância para que o andamento da empresa ocorra da melhor maneira, são elas:

  • Recrutamento
  • Seleção
  • Treinamento
  • Recompensas
  • Avaliação do desempenho

De uma maneira simplificada podemos dizer que diferente do RH a gestão de pessoas está envolvida diretamente no dia a dia dos gestores das organizações, pois esses lidam diretamente com os colaboradores. Isso faz com que esses gestores possuam o mínimo de conhecimento; infelizmente isso não acontece na grande maioria das empresas, por isso vemos no mercado de trabalho tantas pessoas com bons cargos de gerência, supervisão e até mesmo diretores que não possuem esse treinamento.

É necessário saber lidar com seus funcionários, conversar, procurar saber dos problemas que estão se tornando rotina, ouvir sugestões, estar aberto a críticas entre outras situações que são fundamentais para o bem estar dos funcionários e conseqüentemente da empresa. Em alguns casos fica a cargo do gestor, por exemplo, executar funções como recrutamento, seleção e avaliação de desempenho, mais uma vez mostrando a necessidade de hoje em dia as empresas possuírem gestores treinados e capacitados para desempenhar sua função de maneira exemplar, buscando assim sempre a melhoria contínua da organização.  

Com a modernidade dos dias a gestão de pessoas tem mudado também, acompanhando assim as mais modernas formas de gestão, antes os funcionários eram tratados como se aquela empresa fosse sua única alternativa, não possuíam voz ativa, a empresa não lhes dava a oportunidade de crescimento que tanto era procurada. Hoje os dias são outros, os funcionários passaram a ser colaboradores, e isso não significa apenas uma mudança na forma como são chamados, isso significa uma mudança que está ocorrendo dia após dia, as organizações passaram a enxergar de maneira diferente seus colaboradores e começaram a notar que com seus conhecimentos e suas habilidades poderiam ganhar muito mais, fazendo com que o crescimento de ambas as partes fosse contínuo.

         Notou também que as pessoas são diferentes, cada uma possui uma maneira e um ritmo de trabalho, passaram a respeitar mais as diferenças e aceitar que não é impondo que se conquistam resultados. Outro ponto que pode ser citado é forma como as organizações estão trabalhando, se antes era cada um por si, hoje o trabalho é feito em equipe e as equipes colaboram com a empresa com seus conhecimentos.

De uma maneira geral pode-se dizer que o intuito da organização é fazer com que essas mesmas equipes estejam sempre motivadas, e isso não quer dizer que ela tenha sempre os maiores salários afinal essa seria uma motivação passageira e esse não é o objetivo; quando digo motivada quero dizer que a organização preza pelo bem estar da equipe, ouvindo sempre o que querem dizer, fazendo um elogio quando necessário, fazendo com que eles sintam prazer em contribuir com a empresa. A partir do momento que esse objetivo é atingido, o sucesso será apenas uma conseqüência, não só para os colaboradores, mais também para a organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com