TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Mobilidade Urbana

Por:   •  26/8/2017  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  2.108 Visualizações

Página 1 de 2

Nos anos de 1950, a partir do governo do presidente JK, o Brasil assistiu à entrada de empresas do ramo automobilístico em seu território. Por consequência, houve um maior investimento no modelo rodoviário de transporte. Hoje,a mobilidade urbana é um grande desafio a ser enfrentado pelo país.Nesse sentido, o crescimento desordenado das  grandes cidades em consonância com a política de não priorização dos transportes de massa contribuíram para a atual imobilidade das metrópoles.

Primeiramente, convém destacar que o processo de urbanização das grandes cidades brasileiras aconteceu de forma rápida e desordenada. A consequência disso foi a ausência de um sistema de transporte público eficiente. Tal problema,reflete-se  não só na segregação espacial como também na exclusão social,visto que o direito a acessibilidade à cidade fica limitado  com a carência de ônibus ,trens ou metrôs disponíveis à população.Desse modo,pode-se perceber que a falta de planejamento urbano fomenta a desigualdade socioespacial.

Ademais, a escassez de investimentos em transportes de massa é um agravante da imobilidade das metrópoles. Dentre os vários impasses enfrentados pelos cidadãos que utilizam os transportes coletivos , os que mais se destacam são : superlotação,demora no trajeto e poucos horários acessíveis.Dessa forma,aqueles que dispõem de melhores recursos financeiros, em busca tanto de conforto quanto de qualidade, acabam optando pelo uso de automóveis próprios ou de táxis para se deslocarem ao trabalho.Consequentemente,o problema da mobilidade não é atenuado,pelo contrário,o uso de transportes individuais tem sido uma das principais causas dos engarrafamentos diários.

Sendo assim, para que haja uma ampla democratização do direito de ir e vir nas cidades brasileiras, algumas medidas são imprescindíveis. Nessa perspectiva, faz-se necessário que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com os governos municipais invista em um planejamento urbano integrado com o Plano Diretor das cidades. Isso pode ser feito através da criação de faixas exclusivas para o transporte coletivo, como também  por meio da implantação de ciclovias , a fim de incentivar a utilização de um transporte mais sustentável .Com isso , será possível não só a melhora da qualidade de vida da população urbana como também a redução do fluxo de passageiros dos coletivos. Só assim, por intermédio de um conjunto de políticas públicas direcionadas as pessoas e não aos veículos é que será possível garantir a mobilidade urbana a toda sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com