TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexos da Globalização na Cultura Alimentar: Considerações Sobre as Mudanças na Alimentação Urbana

Por:   •  31/10/2018  •  Dissertação  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Sócio-Antropologia

Prof. José Márcio

Aline Lopes Fagundes - 2º período Educação Física - UIT

Artigo: Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana.

Identifique a ideia central do texto

A ideia central do texto é focar particularmente no impacto das mudanças alientares  urbanas. A comensalidade contemporânea é o foco de  interesse  deste  artigo discute como se configuram algumas mudanças nas prática alimentares urbanas.

Cite três ideias novas:

1- Introdução do conceito de rastreabilidade do alimento: O conceito de rastreabilidade envolve a recomposição da história do produto alimentício, com identificação e registro de cada etapa do processo. Assim, nas etapas de produção, industrialização e consumo, devem ser registradas e disponibilizadas informações que permitam identificar como o produto foi plantado ou criado, o tipo de solo ou ração utilizados, a época e o método de colheita ou abate, a maneira como o alimento foi industrializado e conservado até o consumo.

2- Uma maior exigência com relação à rotulagem alimentar: Os cuidados com a rotulagem dos alimentos constituem uma tendência que evidencia o aumento das exigências do consumidor, no sentido da valorização das diversas opções de certificação dos alimentos, buscando assegurar questões relativas, por exemplo, ao processo, à conformidade, à qualidade, à origem e à composição nutricional. Contudo, quando os alimentos circulam entre países, nem sempre as informações alimentares e nutricionais podem ser igualmente esclarecedoras às pessoas, tanto por diferenças de legislação, que determinam como a rotulagem deve ser apresentada, quando por diferenças culturais de percepção.

3-Desenvolvimento do auto-serviço (self-service): Esse modelo de prestação de serviços em alimentação permite, de maneira rápida e com um custo semelhante ao de um lanche comum, que a pessoa faça uma refeição completa.

Elabore três questionamentos a partir do texto:

O  acesso  aos  alimentos,  na  sociedade moderna,  predominantemente  urbana,  é exclusivamente determinado  pela  estrutura  socioeconômica  e sociocultural?

A publicidade e marketing são grandes influenciadores na sociedade quanto à tendência do consumo alimentar?

Os avanços tecnológicos na indústria de alimentos e na agricultura, e pela globalização da economia, as práticas alimentares contemporâneas são relevantes a ponto de se tornarem  objeto de preocupação?

Conclusão:

A comensalidade contemporânea se caracteriza pela escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos; pela presença de produtos gerados com novas técnicas de conservação e de preparo, que agregam tempo e trabalho; pelo vasto leque de  itens  alimentares;  pelos  deslocamentos  das refeições de casa para estabelecimentos  quecomercializam alimentos – restaurantes, lanchonetes,  vendedores  ambulantes,  padarias,  entre outros;  pela  crescente  oferta  de  preparações e utensílios transportáveis; pela oferta de produtos provenientes  de  várias  partes  do  mundo;  pelo arsenal publicitário associado aos alimentos; pela flexibilização de horários para comer agregada à diversidade  de  alimentos;  pela  crescente individualização dos rituais alimentares. Embora exista contrastes econômicos e socioculturais entre países pobres e ricos, é preciso destacar a necessidade do equilíbrio alimentar, este, desve ser valorizado pela conscientização da importância da alimentação na manutenção da saúde. A busca pela qualidade deve refletir, além do seu valor nutricional,as preocupações com processos de produção e conservação de alimentos devem valorizar tudo o que for natural, fator este estimulado pela consciência ecológica. Finalmente, salienta-se que a ciência começa a demonstrar o que, empiricamente, sempre foi de conhecimento das pessoas: a importância do prazer de comer. Torna-se, assim, de vital importância o respeito pelo momento alimentar e pela história pessoal relativa à alimentação, demonstrando-se que as pessoas estão cada vez mais exigentes com os alimentos e cada vez mais preocupadas com as consequências do ato alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com