TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Culturas Alimentares

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A introdução deste presente trabalho, visa abordar e desenvolver acerca da Cultura do arroz onde, dentro deste tema que já foi anteriormente citado, ir-se-á abordar nomeadamente acerca da importância do arroz, dos países maiores produtores de arroz, da importância do arroz em Moçambique, do clima, dos factores causam danos no arroz, dos sintomas mais frequentes, da preparação dos viveiros, do arroz irrigado, da colheita e mais.

Introdutoriamente, falando acerca de Moçambique, acredita-se que nosso país, o arroz é cultivado há mais de 500 anos e que até hoje em dia, o arroz é essencialmente cultivado por pequenos agricultores com machambas de dimensões inferiores a 0,5 ha em média.

Culturas alimentares

Cultura do arroz (Oryza sativs)

O centro de origem do arroz é a Ásia, onde, é cultivado há mais de 3 000 anos. Porém, na região sul do continente africano, a origem do arre não é clara Vários autores atribuem a sua introdução aos árabes, aos portugueses ou aos comerciantes asiáticos e aos imigrantes.

Em Moçambique, acredita-se que o arroz é cultivado há mais de 500 anos. Hoje em dia, no nosso país, o arroz é essencialmente cultivado por pequenos agricultores com machambas de dimensões inferiores a 0,5 ha em média. Existem, pelo menos, 500 000 famílias de pequenos agricultores directamente envolvidas na produção d arroz. Este cereal é, principalmente, cultivado para consumo caseiro, embora algum excedente ocasional seja vendido nos mercados locas.

Moçambique tem um grande potencial para a produção de arroz. No presente, mais de 75% do arroz é cultivado nas províncias centro e do norte. A área potencial de cultivo de arroz está estimada em 900 000 ha.

Importância do arroz

O arroz é o cereal mais importante para os países em desenvolvimento, e constitui a alimentação básica para mais de metade da população mundial.

Os países maiores produtores de arroz

Os países maiores produtores de arroz são:

  • A China; Índia, a Indonésia, o Bangladesh, a Tailândia, o Vietname e o Myanmar.

A importância do arroz em Moçambique

Em Moçambique, o arroz é considerado uma cultura importante pelas seguintes razões:

  1. É uma fonte de carbohidratos;
  2. É a cultura adaptada a solos pesados e a solos hidromórfio das planícies das províncias do centro e do norte do país durante a época chuvosas;

  1. Tem potencial para a exportação para os países vizinhos.

A produção do arroz tem estado a aumentar no país nos últimos anos. Este aumento é atribuído à combinação de vários factores que incluem uma boa estação chuvosa que permitiu o aumento dos rendimentos unitários e o uso de insumos de qualidade tais como sementes, bem como do funcionamento do mercado dos serviços de apoio.

 O regadio de Chókwè, uma das zonas mais férteis do país, tem reabilitado com vista a incrementar a produção do arroz em Moçambique, enquanto em Inhambane estão a ser explorados 300 ha de produção de arroz por uma associação de camponeses.

Clima

A maior parte do arroz do mundo é produzido nos trópicos, porque o factor critico que determina a sua produção parece ser a temperatura. Embora o arroz seja uma cultura essencialmente tropical, os melhores rendimentos por hectare são obtidos nas regiões de clima temperado, como a Itália, o Japão, a Coreia e a Austrália

As variabilidades no inicio das chuva, é o factor que determina o inicio das sementeiras e/ou da transplantação. Isto por causa da água que é necessária para a preparação da terra. Se houver excesso de água na fase da transplantação, o número mortalidade das plantinhas aumenta. Se ocorrer uma variabilidade na cessão das chuvas, durante a fase reprodutiva ou de maturação, o rendimento pode ser seriamente afectado.

De uma maneira geral os rendimentos obtidos durante a época chuvosa, tendem a ser inferiores aos obtidos durante a época seca, por causa do baixo nível de radiação solar durante a fase do enchimento do grão e da maturação

Experiencias realizadas em varias partes do mundo mostraram que havia uma forte correlação entre a radiação solar e o rendimento do grão no período que vai desde a iniciação da panícula até a maturação, por causa do aumento da matéria seca. Estudos feitos revelaram que a acumulação do amido nas folhas e nos colmos começa cerca de 10 dias antes da floração. O amido é marcadamente acumulado no grão durante o período de 30 dias depois da floração.

O arroz é, geralmente, uma planta de dias curtos e sensível ao fotoperíodo. Portanto, dias longos podem impedir ou atrasar, consideravelmente, a floração. Nas condições do arroz de sequeiro de terras baixas, há atraso na transplantação, usando variedades sensíveis ao fotoperíodo, por causa do atraso das chuvas que pode não afectar significativamente o rendimento do grão. É por causa desta flexibilidade na fase vegetativa que as variedades sensíveis ao fotoperíodo têm sido tradicionalmente cultivadas nos trópicos. As variedades tradicionais e sensíveis ao fotoperíodo têm sido estáveis na sua produção, embora os seus rendimentos sejam baixos. Essas variedades têm produzido algum rendimento, independentemente do sen acamamento e praticas inadequadas, tais como a não adubação ou falta de monda.

Por outro lado, as variedades indiferentes ao fotoperiodismo permitem aos camponeses semear em qualquer época do ano sem grandes alterações no ciclo vegetativo. O regime térmico tem uma influência marcante na duração e padrão de crescimento da planta do arroz. Durante o período de crescimento, a temperatura média e a soma dos graus térmicos, a amplitude, a distribuição e as mudanças diárias ou a combinação destas podem ter uma forte correlação com o rendimento do grão.

Por exemplo, os altos rendimentos obtidos nos climas temperados, comparados com os dos trópicos têm sido, geralmente, atribuídos às baixas temperaturas durante a fase de maturação. Isto porque o período de maturação é prolongado devido às baixas temperaturas o que permite mais tempo para o enchimento do grão.

Os factores causam danos no arroz

Os factores causam danos no arroz são:

  • Baixa temperatura ambiente;
  • Água de irrigação fria.

Os sintomas mais frequentes

Os sintomas mais frequentes causados por essas causas são:

  • Fraca germinação;
  • Floração retardada;
  • Esterilidade;
  • Excerção incompleta da panícula;
  • Formação anormal dos grãos.

As altas temperaturas podem também induzir a esterilidade. O período em que a planta do arroz é mais sensível ao efeito das altas temperaturas é a fase de floração. Os ventos suaves durante o período de crescimento melhoram o rendimento da cultura por causa do aumento da turbulência, aumentando assim a disponibilidade de dióxido de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com