TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO INDIVIDUAL SOBRE A ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  1/10/2015  •  Ensaio  •  5.687 Palavras (23 Páginas)  •  5.312 Visualizações

Página 1 de 23

PROGRAMA DE AÇÃO DO PROFESSOR[pic 1]

NOME:

DIRETORA:

FUNÇÃO: Professor de Química / Biologia      

PROFESSOR COORDENADOR GERAL:

VIGÊNCIA: 2015

ÚLTIMA REVISÃO:  Abril de 2015

PCA:

1-  RELATO INDIVIDUAL SOBRE A ESCOLA E COMUNIDADE

Até o ano de 2013, a EE. Dr. Eduardo Correa da Costa jr. mantinha um modelo parcial de ensino médio regular e a partir de 2014 a Unidade Escolar adere o Programa de Ensino Médio Integral, mantendo o ensino médio regular. Contando hoje, 2015, com 220 alunos A adesão ao modelo de ensino integral visa melhorar as condições gerais da escola tais como, diminuir os índices de evasão e repetência, aperfeiçoar a participação dos pais na vida educacional dos seus filhos e promover a autoestima dos estudantes substituindo a falta de perspectiva futura pela construção de um projeto de vida pessoal plausível, com isso observou que a proposta vem ao encontro das novas expectativas, onde os jovens possam sonhar e acreditar num futuro melhor, tendo orientações de estudos, e auxilio na elaboração de um projeto de vida, que consiste num plano para o seu futuro e uma formação com excelência acadêmica, onde se formam jovens autônomos, solidários e competentes, embasados nos quatro pilares da educação (aprender a ser, a conviver, fazer e a aprender a aprender).

Relato dos resultados da Escola- IDESP 2011-2014 indicam que a escola esteve acima dos índices dos resultados da rede estadual. Apresentou avanços em seu IDESP de 2013 para 2014 com a adesão ao Programa de Ensino Médio Integral (IDESP 2013/2,55  e IDESP 2014/3,02).Em relação aos alunos abaixo do básico, básico, adequado e avançados segue tabela abaixo:

SARESP/IDESP DA ESCOLA LÍNGUA PORTUGUESA

2013

2014

SARESP/IDESP DA ESCOLA MATEMÁTICA

2013

2014

Alunos Abaixo do Básico

29

24

Alunos Abaixo do Básico

46

24

Alunos Básico

41

52

Alunos Básico

51

71

Alunos Adequado

30

24

Alunos Adequado

04

05

Alunos Avançado

00

00

Alunos Avançado

00

00

2 – RELATO  INDIVIDUAL SOBRE O EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO

 Dentro da minha atribuição enfatizarei as questões  da avaliação  com atividades semelhantes, contextualizados e que contemplem as mesmas Habilidades requeridas na Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP). Com base nesses indicadores, percebo a necessidade de elaborar ações que contribuam para melhorar a defasagem e elevar o índice da escola.  Nesse novo modelo de escola, além das disciplinas da base curricular comum, existem também as disciplinas dentro da base  diversificada, que contribuem para que os alunos estejam aptos tanto para a continuação da vida acadêmica quanto para o mundo do trabalho.

3- PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO 

Como professor, a lei 1164/2012, alterada pela lei complementar 1191/2012, normatiza minha atuação com as seguintes atribuições:

  I - elaborar, anualmente, o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos;

  II - organizar, planejar e executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando ao cumprimento do plano de ação das Escolas;

  III - planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo, no que se refere a disciplinas eletivas, estudo dirigido e apoio aos clubes juvenis;

  IV - incentivar e apoiar as atividades de protagonismo e empreendedorismo juvenis, na forma da lei;

  V - realizar, obrigatoriamente, a totalidade das horas de trabalho pedagógico coletivo e individual nos recintos das respectivas Escolas;

  VI - atuar em atividades de tutoria aos alunos;

  VII - participar das orientações técnico-pedagógicas relativas à sua atuação na Escola e de cursos de formação continuada;

  VIII - auxiliar, a critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas Escolas;

  IX - elaborar guias de aprendizagem, sob a orientação do Professor Coordenador;

  X - produzir material didático-pedagógico em sua área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico próprio da Escola;

  XI - substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da Escola em suas ausências e impedimentos legais.

4 – ALINHAMENTOS ENTRE ATRIBUIÇÕES / ATIVIDADES

As atividades relacionadas as atribuições do item anterior se evidencia nos registros do diário de classe, ficha individual do aluno, conselho de classe e série, guia de aprendizagem, plano de nivelamento e agenda mensal.

5 -   COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES

As habilidades constam no guia de aprendizagem.

PREMISSAS

COMPETÊNCIAS

Descrição das competências a serem desenvolvidas por premissas por PIAF

PROTAGONISMO JUVENIL

1. PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação.

FORMAÇAO CONTINUADA

2. DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

3. DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO CONTÍNUO: Busca contínua da aprendizagem e do desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.

4. COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.

Demonstrar determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.

CORRESPONSABILIDADE

5. RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.

Ser capaz de criar vínculos positivos e desenvolver relacionamentos positivos. Colabora para um bom clima de trabalho. Apresenta disponibilidade para ajudar outras pessoas.

REPLICABILIDADE

6. SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.

7. DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.

Preocupa-se com  formas de registrar boas práticas tendo em vista o seu compartilhamento.

6.  POSTURA, ADEQUADA À FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES, BASEADA NOS VALORES, PRINCÍPIOS E PREMISSAS DO PROGRAMA ENSINO iIINTEGRAL.

Aspectos para reflexão

Ação

Compreensão da diversidade e da individualidade

  • Respeitar as diferenças;

Incentivo à participação das pessoas

  • Compartilhar desenvolvimento de projetos incentivando a participação de pessoas.

Esforço pessoal e dedicação

  • Dedicar-se diariamente em 100% no desenvolvimento de todos os projetos promovidas pela escola assim como o seu Plano  de Ação.

Atitudes em prol da cooperação coletiva

  • Cooperar diariamente com toda equipe escolar para alcançar os objetivos e metas estabelecidos no Plano de Ação da Escola.

Esforço na busca efetiva do trabalho em equipe

  • Participar ativamente de todas ATPCs que são promovidas semanalmente pelo PCG.
  • Substituir outro professor, sempre que necessário e dentro da resolução 67.
  • Planejar semanalmente aulas que contribuam para o desenvolvimento das habilidades previstas no Plano de Nivelamento da Escola

Assiduidade/frequência

  • Tentar não faltar durante todo ano letivo.

Confiança e respeito no trato das pessoas

  • Confiar na competência técnica e respeitar as diferenças do grupo sabendo ouvir cada membro da equipe

                                                                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (768.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com