TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio - Edificações

Por:   •  6/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  1.728 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

Diretoria de Extensão – DIREX

Divisão de Integração Empresarial – DIEMP

Coordenadoria de Estágio e Emprego – COEMP

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO                         FUNDAÇÃO BIORIO

Curso Técnico de Edificações

Aluna: Nathally de Almeida Rosário

Orientadora: Profª Ana Paula Fonseca Becker

Rio de Janeiro

Outubro de 2016

                                                                                                2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO                         FUNDAÇÃO BIORIO

Relatório de conclusão apresentado à Coordenadoria de Estágio e Emprego do CEFET/RJ, acerca da experiência profissional do estágio supervisionado, como requisito para obtenção do grau de técnico em Edificações.

Orientadora: Profª Ana Paula Fonseca Becker

Supervisora do estágio: Renata Barros

Ano de conclusão: 2014

Telefone: (21) 96449-4692

E-mail: nathrosario@ufrj.br

Rio de Janeiro

Outubro de 2016

                                                                                                3

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO                         FUNDAÇÃO BIORIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ESTÁGIO NA EMPRESA BIORIO6

   2.1 Recadastramento imobiliário6

   2.2 Quanto ao trabalho em si 6

   2.3 Quanto à adaptação11

   2.4 Quanto às atividades gerais12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS13

Rio de Janeiro

Outubro de 2016

                                                                                        4

1. INTRODUÇÃO

Localizada dentro do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, a Fundação BIORIO promove principalmente a integração das comunidades científica e tecnológica direcionadas à biotecnologia industrial e ambiental.

Em seu parque tecnológico, estão instaladas mais de 40 empresas que desenvolvem projetos nas áreas de energia e meio ambiente, biodiversidade, engenharia ambiental, farmacêutica e agroindústria, e saúde humana e animal, não apoiando atividades com potencial de agressão ao meio ambiente e operações exclusivamente comerciais.

Além de fornecer infraestrutura para as empresas, um dos principais serviços prestados por essa Fundação é o gerenciamento de projetos, atuando como representante de pesquisadores e empresários. E não só a UFRJ, como outras seis universidades, dentre elas UERJ e UFF, são Instituições Clientes da BIORIO, bem como a EMBRAPA, a FIOCRUZ e o INT.

Um dos projetos gerenciados é o de recadastramento imobiliário, iniciado em 2014 na zona central do Rio. Em 2015, foi transferido para o parque tecnológico da BIORIO e em março do mesmo ano, abriu o processo seletivo para recrutamento de novos estagiários.

O processo foi divulgado por ex-alunos dos cursos de Edificações e Mecânica do CEFET/RJ que integravam o corpo de estagiários do projeto. Os interessados deveriam candidatar-se por e-mail, com o currículo em anexo, sendo essa a primeira etapa do processo seletivo. Após a análise de currículo, os candidatos selecionados foram convocados para a entrevista individual e realização do exame admissional, ambos eliminatórios.

O exame admissional foi feito no programa AutoCAD, pré-requisito do estágio, e seu objetivo principal era separar uma das quadras da aerofotogrametria dada e dividi-la corretamente em lotes, com o auxílio do PAL (Projeto Aprovado de Loteamento) fornecido pela Prefeitura e análise de elementos topográficos contidos nele. As edificações deveriam ser cotadas e terem suas áreas calculadas, descontando a área do beiral e considerando apenas um pavimento, pois se admitissem a particularidade de cada edificação, como o número de pavimentos, o trabalho feito em campo (fotos) de cada lote deveria ser analisado, tornando o exame subjetivo e extenso.

                                                                                        5

Foram oferecidas ao todo quatro vagas para estagiários, sendo duas de manhã e duas à tarde, de acordo com a disponibilidade de horários.

Aprovados na entrevista e no exame admissional, houve a entrega e análise da documentação dos estagiários e as atividades se iniciaram na semana seguinte, com apresentação do parque tecnológico da BIORIO.

O Pólo BIORIO é setorizado em quatro grandes partes: i. Incubadora de empresas, que abriga empresas de biotecnologia por períodos de até cinco anos; ii. Galpão Condominal, área intermediária entre a incubadora e os lotes industriais, feito para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e o gerenciamento de projetos, por até dez anos; iii. Lotes Industriais, área destinada a divisões de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e empresas de maior porte durante 25 anos, período correspondente ao investimento e desenvolvimento de pesquisas realizadas no pólo e; iv. Unidade Central de Apoio, onde todos os outros três setores são gerenciados.

O projeto de recadastramento imobiliário está localizado no Galpão Condominal em um espaço individualizado de dois andares. No primeiro há salas em reforma e copa para a utilização durante o intervalo e momentos de interação em equipe. No segundo há as salas de produção, onde ficam os estagiários e efetivos da empresa.

                                                                                        6

2. ESTÁGIO NA EMPRESA BIORIO

   2.1 Recadastramento imobiliário

O recadastramento imobiliário é a atualização das informações contidas no Cadastro Imobiliário Municipal, utilizadas na avaliação dos imóveis e na cobrança de impostos, principalmente do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (464.6 Kb)   docx (541.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com