TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: O estagio em educação infantil

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR HILTON ROCHA

                          AV: CRISTIANO MACHADO Nº 8200-PRIMEIRODE MAIO

                    CEP: 31810280- TEL/FAX: 31-34334885

Relatório

O estagio em educação infantil é muito relevante, pois é através dele que o formando em magistério estabelecerá sua relação entre a teoria e a pratica.

É através dele que temos a oportunidade de conhecer e analisar a atuação profissional.

O presente estágio na educação infantil teve como objetivo, me aprimorar na pratica em sala de aula, na aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais do dia-a-dia de trabalho.

O estágio é onde temos a oportunidade vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais praticas, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças na educação infantil. É tempo de conhecer analisar e experimentar as pratica tão sonhado teoricamente.

(Pimenta 1995, p 24) defende que “a atividade teórico- pratica de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente”.

Com o estágio na educação infantil é possível que nós alunos aprimoremos nossas escolhas de sermos professores a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

O estágio tendo a orientação da diretora Francis e com ajuda das professoras Sonia (2 a 3 anos), Natalia (4anos) e Adriana (5anos) foram realizadas na escola infantil abelhinha dourada que ficas localizada na Rua Arantina, nº375 no bairro Minaslândia que atende as crianças de faixa etária 2 a 5 anos.

É um centro educativo que harmoniza dedicação, socialização, cultura e respeito. Cada aluno é considerado um sujeito que constrói seu conhecimento por meio das intervenções juntamente com os professores e direção.

A instituição conta com uma infraestrutura, salas de aula e dedicadas à faixa etária, sem sala de professores, sala de informática, brinquedoteca, secretaria, parquinho, refeitório, três banheiros sendo (masculino, feminino, professores), dois bebedouros sendo um são para o porte dele, uma área pequena com piscina media.

No dia 01 de março de 2016 comecei a estagia na sala da professora Sônia de 2 a 3 anos fui muito bem recebida com muito carinho pelas crianças e pela professora. Na parede da sala da professora Sônia toda enfeitada com personagens de desenhos infantil, quadro de E.V. A com os nomes e data de aniversario, quadro com fotos das crianças.

Enquanto tive com a Sônia as atividades com os meninos eram livres brincadeiras, lego brinquedo de montar, velotrol, brinquedoteca e desenho infantil na televisão.

Na 2º sala de aula que estagiei no dia 17 de março de 2016 da professora Natalia de             4 anos fui muito bem recebida com muito carinho pelas crianças. Na parede da sala a professora Natalia ela fez 4 quadro de E.VA sendo( chamada, aniversário, como está  o tempo hoje e a rotina  mostrando o que vamos fazer hoje e as atividades da turma).  A professora os descreve como animados, espertos, interessados e curiosos. Enquanto tive com a Natalia ela deu atividades para as crianças de colorir o usando as cores, cada semana estudava com as crianças as vogais fazendo recorte de jornais e revistas, brincadeiras educativas, pintura, etc. Tinha também a hora da leitura de livros de literatura para motivar as crianças a apreciar a leitura e a atividade falando sobre a higiene. Eu tive a oportunidade de trabalhar com eles a primeira letra do seu nome com muita alegria usando a colagem, a escrita espontânea do nome, animais e objetos que começa com a primeira letra do nome, trabalhando a coordenação motora e o movimento, o visual e formas geométricas.

O brincar também, por que quando a criança brinca com regras e atividade dirigida permite explorar os processos capazes de fazer a brincadeira funcionar de verdade, favorecendo dessa forma, a contribuição do conhecimento e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. As professoras explica também que adquirindo valores culturais e morais, sendo que as atividades lúdicas devem visar à autoestima e no autoconhecimento, pois ajudam a imaginar a fantasias e a velocidade. Essas atividades ajuda adaptar as crianças.

Na 3º sala de aula que estagiei no dia 01 de abril de 2016 da professora Adriana de 5 anos fui muito bem recebida com muito carinho pelas crianças. Na parede da sala a professora Simone ela tem 4 quadro de E.VA sendo( chamada, aniversário, como está  o tempo hoje e a rotina  mostrando o que vamos fazer hoje e as atividades da turma).

Enquanto tive com a Adriana ela deu atividade ensinando já as letras maiúscula e minúscula com recorte de jornais e revista ensinando a contar, brincadeiras educativas, pintura, estudavam os bichos como sua alimentação, habitat, reprodução e etc. Tinha também a hora da leitura de livros de literatura para motivar as crianças a apreciar a leitura e a higiene ensinando as crianças terem higiene desde já.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com