TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Prática como Componente Curricular da Disciplina de Didática

Por:   •  12/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        Ministério da Educação        

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio

Curso de Licenciatura em Matemática

Relatório da Prática como Componente Curricular da Disciplina de Didática II

Equipe: Bianca Raupp, Marcelo Petró, Roberto Abatti

Professora: Carla Sofia Dias Brasil

Apresentação da PCC

Esta atividade foi proposta pelo professor Marcelo Bereta, para trabalhar com as turmas do 9º ano. Pretendemos demonstrar aos alunos que uma equação do segundo grau,  pode ser resolvida e analisada de formas diferentes, descobrindo qual o processo mais adequado à sua resolução, pois existem várias formas de chegar ao mesmo resultado. Através de um jogo podemos inserir uma avaliação diferenciada com o objetivo de obter maior compreensão em certos conteúdos de menor compreensão por parte dos estudantes. As equações do 2o grau e as formas de resolver devem ser apresentadas de forma  objetiva, devido sua importância como pré-requisito no ensino médio na própria Matemática e em outras disciplinas, como a Física, e a Química.

Conteúdos Matemáticos contemplados: Equações Polinomiais do 2° grau.

Objetivos Específicos de Aprendizagem:

- Identificar os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis.

- Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2° grau.

- Ler e interpretar dados da equação;

- Associar equações do 2º grau com suas respectivas raízes.

Indicadores de aprendizagem

Conforme o estudante for desenvolvendo a equação do 2º grau, através da montagem dos cartões laranja e azul, o docente perceberá se está identificando as expressões algébricas, se o número de cartões azuis ser diferente da quantidade de cartões vermelhos, então o valor de x testado não é solução da equação. Percebendo então que esta associação da equação as raízes exatas encontradas conforme as quantidades iguais das cores resultem aos zeros da função polinomial.

Metodologia

  • Usaremos cartões quadrados nas cores azuis que representam as cores positivas e cartões laranjas que representam números negativos.
  • Os estudantes serão divididos em grupos que receberão os cartões laranja e azul, uma relação de equações do 2o grau para que encontrem a solução com o material concreto que poderão utilizar os valores de -10 e 10 para resolverem as equações.
  • Através de tentativas aleatórias para encontrar o valor de X da equação, formarão através dos cartões as quantidades exatas igualando as cores.
  • Assim que cada grupo terminar a tarefa com a resolução da equação o docente será informado para avaliar a resposta, dando início à próxima tarefa através de outra equação.
  • Ao final das duas tarefas, os estudantes entregaram suas respostas, com suas respectivas raízes e o desenho dos quadrados montados e pintados ao lado das respostas (raízes).

Embasamento teórico

Para Vygotsky o jogo é um conhecimento feito ou fazendo, que encontra-se no conteúdo cultural que tem origem da própria atividade. Para usá-lo precisa de planejamento que permita a aprendizagem dos elementos sociais. O jogo estimula a curiosidade e a autoconfiança, provendo o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Para Piaget o desenvolvimento cognitivo está na interação com os objetos, jogando ou brincando que se aprende. O objetivo de Usar jogos e brincadeiras na matemática são para estimular a aprender mudando a rotina em sala de aula. Uma avaliação diferenciada, deixando um pouco de lado as provas convencionais, estimula o estudante à ter mais gosto por esta disciplina. Trabalhar com jogos principalmente quando os conteúdos são abstratos e difíceis de ser compreendidos. Diante de uma brincadeira o estudante começa a compreender a lógica do jogo conseguindo relacionar o que aprendeu na matemática com o que está presente no jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (232.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com