TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado em Matemática

Por:   •  19/9/2022  •  Dissertação  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 01 “LEITURA OBRIGATORIA”

Realmente aprender a ser professor vai muito além de apenas termos conhecimento específicos e pedagógicos, estar em sala de aula é estar em meio à diversidade e para isso precisou-se ter a interação com o meio que é a sala de aula.

Pois para ensinar devem-se ter um olhar mais profundo e centrado e entender a complexidade do processo do ensino aprendizagem e, além disso, estar em uma sala de aula ainda eles lidera com as incertezas e acontecimentos do dia a dia.

No estagio supervisionado iremos ser inserido na pratica profissional para obtermos a experiência da docência. E durante este período teve a observação, participação e resolução de problemas e trocas de ideias com os professores regentes, alunos e demais funcionários da escola.

E neste artigo vêm nos apresentar os resultados de uma investigação que nos fazer refletir sobre a situação vivenciada por licenciando em matemática, e tem o objetivo de nos fazer compreender os saberes construídos e as implicações para futura atuação docente.

E a formação inicial para os novos futuros docentes tem sido o objetivo de estudos, criticas e discussões por diversos pesquisadores, devido às dificuldades e os limites encontrados no estagio supervisionado. Pois, estagio supervisionado é uma exigência da lei LDB 9394/96, que visa à inserção do futuro profissional docente a essa pratica, deve ser feita sob orientação direta de profissionais da universidade com a participação e intervenção de outros profissionais que atuam dentro do espaço educativo, além de várias outras articulações voltado ao ensino e a extensão.

De acordo com as Diretrizes Curriculares e o Conselho Nacional de Educação em 2002 a formação de professor da Educação Básica deve-se ser feita através de nível superior e a carga horaria no curso de licenciatura será de 2.800 horas sendo 400 horas na pratica de ensino e 400 horas para o estagio supervisionado. Nessa etapa de formação desde o planejamento a execução dessas praticas desenvolvidas em todas as disciplinas havia um acompanhamento e avaliação por toda a equipe envolvida que não é somente o supervisor do estagio, mas de todos os professores envolvido nessa formação.

Pois o estagio supervisionado é uma pratica que vem da teoria para nos preparar para uma pratica que busca tecer uma base o licenciando se identificar na docência e nos proporciona uma aproximação com a realidade que irão vivenciar. (Pimenta 2006).

Deste modo compreendido pelo o DCNs que o estagio supervisionado é um elemento essencial nos cursos de licenciatura, pois representa o contato com os múltiplos elementos que constituem a pratica educativa e assim possibilitando uma discussão e uma reflexão sobre o processo educativo nas escolas. Esse contato educativo tende a minimizar o choque que o licenciando sofre no inicio e ajuda a entender a complexidade da sala de aula para que possa superar esses desafios cotidianos e que vejam e compreendam várias formas de ensinar a disciplina e como usar materiais didáticos adequados.

Além disso, o estagio supervisionado ajuda a relembrar momentos dos licenciando de maneira mais efetiva a transição de aluno a professor. E ao dialogar com outros professores no momento do estagio vem ser uma experiência que interliga a ação, reflexão e investigação e isso se configuram em um momento de formação de saberes, ideias e valores relativos à profissão docente que são problematizados e ganham novos significados.  No estagio supervisionado também se tem o objetivo de ter uma visão dos principais aspectos de gestão escolar, de como é feita a elaboração da proposta pedagógica, do regimento, dos recursos, materiais didáticos, processo da avaliação e organização do ambiente escolar. E percebe-se que para muitos acadêmicos este contato é rodeado de tensões, medo e insegurança pelo menos para a maioria, pois até então eles só conheciam na teoria ou como aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com