TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio pedagogia

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  11.918 Visualizações

Página 1 de 6

Estagio da Ed Infantil.

INTRODUÇÃO

             O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento.            

             Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio educacional.  

             O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

             O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento da administração, das diretrizes e do funcionamento das organizações e suas inter-relações com a comunidade.  

             A realização de estágio será incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Jacareí.

             As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Este relatório tem por objetivo discutir a importância do estágio supervisionado e de que forma as experiências vivenciadas durante o período de estágio podem contribuir com a formação docente.

2.-  AMBIENTE DE ESTÁGIO

SOCIEDADE MANTENEDORA DO ENSINO DE JACAREÍ

“COLÉGIO ANTÔNIO AFONSO”.

Área de Atuação; Ensino Fundamental I – 1ª. ao 5ª. Ano.

Missão – Transformar a participação do aluno de transmissor de conhecimentos para facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

No dia  de  do ano de 2016 me apresentei no Colégio Vida, localizada na Nº  36, Jardim Beira Rio ,Jacareí, SP.

A diretora me apresentou a escola e a equipe escolar, todos foram muito receptivos, fazendo do meu estágio uma experiência nova e muito agradável.

2.1- Organograma da instituição/empresa;

Número de funcionários; 35

Produtos que comercializa ou industrializa; Instituição de Ensino

Clientes e fornecedores. Alunos do ensino fundamental e Técnico em Química.

Visão – Resgatar os valores familiares visando à formação do cidadão.

Valores – Desenvolver junto aos alunos o bom convívio social, pautados em valores como respeito, solidariedade, integração e cooperação.

2.2- Estrutura escolar

A escola possui 12 salas de aulas, com capacidade para 20 alunos cada, 1 sala de administração, 1 secretaria, 1 recepção, 1 sala da coordenação, 1 sala de educação física, 1 sala de professores, 1 sala de vídeo e informática, 1 depósito de almoxarifado, 1 laboratório, 6 banheiros masculinos e femininos e de funcionários masculino e feminino, 1 pátio coberto, 1 refeitório, 1 quadra poliesportiva, 1 biblioteca, 1 cantina

Os recursos da escola são:

1 TV

2 copiadoras

2 equipamentos de som

2 equipamentos de multimídia

Videocassete

DVD

Antena parabólica

Aparelho de som

Projetor multimídia (datashow)

Fax

Câmera fotográfica/filmadora

Internet

2.3.- ORGANOGRAMA SOCIEDADE MANTENEDORA DO ENSINO DE JACAREÍ “COLÉGIO ANTONIO AFONSO”. [pic 1]

3- Atividades desenvolvidas

A realização de Estágio proporcionou uma aproximação maior com a sala de aula. O contato com a escola campo forneceu um maior entendimento de como ocorre o processo de ensino aprendizagem e o relacionamento professor-aluno, teoria e prática. O estágio trouxe uma percepção maior do quanto é necessário o educador adotar algumas normas práticas para a direção de classe, entre elas o fato de que o preciso compreender os problemas de cada criança.

Nesse sentido é preciso observar e analisar as crianças, além de conhecer o grupo para organizar o espaço educativo, que possibilitará atividades continua de ação e reflexão da sistematização do planejamento que apresentem suas respectivas intencionalidades. A aprendizagem das crianças acontece em diferentes contextos sociais em que elas estão inseridas.

O estágio desenvolveu-se dentro dos objetivos gerais da escola que é de propiciar a formação do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Nas atividades propostas durante o estágio buscou-se sempre desenvolver e alcançar os objetivos. As aulas foram interativas, na qual as atividades e brincadeiras permitiram que as crianças tivessem liberdade para criar, inventar, errar e responder.

A criança precisa brincar, inventar, jogar, criar para crescer e manter o seu equilíbrio com o mundo. O brincar é uma necessidade da criança enquanto sujeito construtor de histórias, no entanto, faz necessário possibilitar uma diversidade de expressão voltada para seu desenvolvimento integral. Assim:

A criança que brinca se tornará um adulto mais equilibrado no aspecto físico e emocionalmente suportará melhor as pressões da vida adulta e terá mais criatividade para solucionar seus problemas. Na criança a falta de criatividade lúdica pode deixar marcas profundas e muitos dos problemas apresentados em consultórios médicos psicológicos surgiram pela privação desse trabalho infantil. (Oliveira, 2002, p. 82)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com