TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre dimensao prática do curso

Por:   •  18/2/2016  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  3.577 Visualizações

Página 1 de 3

                                Relatório sobre a Dimensão Prática do Curso

Durante toda minha vida escolar tive a oportunidade de ter excelentes professores de Matemática, o que julgo como um dos principais fatores que me levaram a gostar tanto desta ciência. Sempre tive ótimas notas em Matemática e a meu ver isso está relacionado à forma como meus professores trabalhavam, apresentando os conteúdos de forma clara e estimulando a compreensão dos mesmos, o que não acontecia com outras matérias. Assim, no momento de prestar o vestibular pensei em fazer o curso de Licenciatura em Matemática, prestei o vestibular na Universidade Paulista e fui aprovado. As propostas curriculares para os Cursos de Licenciatura instituem a figura de um novo profissional, definido por um conjunto de competências que só podem ser construídas na prática e na reflexão coletiva sobre a prática.        

As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura em Matemática, dizem que o professor egresso de um curso de licenciatura deve ter uma adequada preparação para sua carreira onde a Matemática seja utilizada de forma essencial, assim como para um processo contínuo de aprendizagem, e ainda, uma formação pedagógica voltada para a sua prática, que possibilite a vivência crítica da realidade e uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento, necessários ao exercício do magistério.

Portanto, percebe-se que as Diretrizes Curriculares indicam que os profissionais formados nos cursos de Matemática devem ter uma visão abrangente do papel social do educador na sociedade; capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias; participar de programas de formação continuada e trabalhar em equipes multidisciplinares; capacidade de comunicar-se matematicamente e compreender Matemática, de estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, de expressar-se com clareza, precisão e objetividade. Segundo Garcia, estas almejam ainda, a valorização da prática e uma nova visão da prática, durante o curso, vista como lugar, foco e fonte de pesquisa. (2003, p. 64).

Alguns desafios da carreira do docente não só na área de matemática mas de modo geral são: trabalhar mais do que a média mundial, ganhar menos em comparação a outros profissionais com nível superior, não possuir plano de carreira estruturado e não ser valorizado pela sociedade. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é nesse cenário em que trabalham muitos professores. Para entender um pouco melhor as demandas prioritárias dos docentes do país e mapear os desafios da área, o site de NOVA ESCOLA fez uma enquete com 600 internautas no mês de maio último. Com mais de 40% dos votos, a questão salarial foi apontada como a maior necessidade dos educadores brasileiros, seguida de condições adequadas de trabalho (21%) e de soluções na formação inicial e na continuada (8%). Os três fatores estão interligados, sendo difícil tratá-los de forma isolada. "Para resolver os entraves da Educação, temos de pensar em uma mudança estrutural", explica Ana Amélia Inoue, diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana. "Acreditar que somente um item resolverá os problemas é ingênuo. Todos os aspectos ligados à carreira são fundamentais para os profissionais da Educação", complementa a professora Giselle Rocha ao responder à enquete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com