TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Dissertações: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica

Natura: estratégias de marketing

Introdução

O presente trabalho tem como base o estudo de caso Gestão Estratégica de marketing: estudo de caso da empresa Natura, apresentado na III Concisa.. A resenha será composta pelas seguintes etapas resumo ou síntese, critica e conclusão.

Resumo

A Natura, inserida no mercado de cosméticos, fundada em 1969, começou como uma pequena empresa que produzia somente cosméticos destinados ao cuidado com a pele, e que eram comercializados em uma única loja em São Paulo. Nesses 40 anos, as linhas incluíram itens de perfumaria, maquilagem, cuidados com a pele, shampoo e banho.

Investindo muitos de recursos para conseguir a liderança de mercado, e para desbancar outras empresas que estavam investindo, aproveitou-se das oportunidades que o mercado estava propiciando. Um dos grandes investimentos realizados foi na área de marketing, incluindo as estratégias do composto de marketing os 4p, com o sucesso do investimento em 2005 a empresa passou a ser líder do segmento de mercado no Brasil.

E com a realização de pesquisa, a empresa está sempre implementando novas estratégias mercadológicas para conseguir se manter a líder de mercado no setor de cosméticos no Brasil.

Critica

Definir o que se precisa e implementar estratégias que possam colaborar com seu crescimento é fundamental. A utilização estratégica dos componentes do mix de marketing consistiu em uma ferramenta potencial no desenvolvimento, crescimento e sobrevivência dos produtos comercializados pela empresa, além disso propiciou um grande aumento de vendas e principalmente ajudou a empresa a agregar valor na sua marca.

A boa estruturação do composto no segmento da empresa e o conhecimento amplo de marketing no mercado consumidor, as medidas tomadas tornam-se uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa perante seus concorrentes.

Pode-se dizer que o procedimento adota pela empresa tanto na área do marketing na divulgação de seus produtos, foi uma excelente utilização do composto de marketing.

Conclusão

Para o seu crescimento e reconhecimento perante o mercado, a empresa precisou inicialmente analisar os consumidores, e quando passou a utilizar as ferramentas do marketing mix para satisfazer as necessidades do consumidor, elaborou de uma estratégia de marketing adaptada à posição de seus recursos e interesses.

Com base no mix do composto de marketing, a empresa passou a ter melhor divulgação de sua marca, apresentando seus produtos de forma positiva no intuito de e induzir suas vendas, agregando assim valor e reconhecimento a sua marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com