TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Para Sempre Alice

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica Para Sempre Alice

O livro foi escrito por GENOVA, Lisa.  Para sempre Alice: Quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2009. O livro tem uma dedicatória, 24 capítulos, um epilogo, um pós-escrito e os agradecimentos, abrangendo 204 paginas em sua totalidade.

A ideia principal do livro é de passar um retrato muito comovente de uma pessoa que recebe a noticia de ter um prematuro mal de Alzheimer. Este livro é o primeiro de GENOVA, Lisa, que além de escritora conta com um Ph.D.  em neurociência pela Universidade de Harvard, Lisa fala de forma clara e objetiva sobre a doença, medicamentos e tratamentos existentes, tudo de forma muito cientifica, sendo de fácil compreensão e leitura, narrado em terceira pessoa.

No inicio da historia conhecemos Alice, uma professora de psicologia cognitiva de Harvard muito bem sucedida tanto profissional quanto pessoal, sendo casada e tendo 3 filhos. No começo os esquecimentos são corriqueiros, esquecer onde deixou as chaves, algo no supermercado, porem com o passar do tempo esses esquecimentos se tornam mais frequentes e mais preocupantes, como se esquecer aonde morava.

Alice vai ao medico, e após vários exames e testes, fica comprovada a doença, em principio a reação de Alice era de não acreditar, em como contaria a sua família, a sua filha que estava querendo ter descendentes. Porem uma de suas filhas já tinha notado que nem tudo ia bem.

É notável a forma que podemos acompanhar o agravamento da doença, episódios em que Alice foi para dar aula, porem se sentou aguardando o professor que era ela mesma, procurar coisas por todos os lugares e não encontrar, exemplo seu celular que estava no freezer, além de chegar a errar a casa que morava, dentre outros.

Alice como excelente profissional que é, cria um grupo para pessoas com a mesma doença que ela, para tentar ajudalos e também se ajudar, mas ve-la esquecer coisas banais e ate mesmo nome de seus filhos e marido, da sua casa de praia que era algo que ela julgava importantíssimo, é algo que realmente machuca.

De forma não romantizada, reta e clara a autora mostra o que esta doença pode fazer, despertar inúmeros sentimentos, dor, compaixão, sofrimento e ate mesmo raiva, e os inúmeros desafios, não so ao portador mas sim para toda a família, esquecer de onde veio, para onde vai e ate mesmo de quem é, os desafios são gigantescos e inumanos , mas encarados com a possível bravura por Alice.

Alem de toda a emoção que o livro passa, os diferentes sentimentos que disperta, por ser escrito por uma Phd em neurociência, ele contem muitas informações mais técnicas, e um lado cientifico na medida certa, certamente uma grande obra.

Pode-se concluir  que o livro passa muita informação sobre o mal da doença de alzaimer, aplicando muito bem a ciência, deixando-o leve e fácil de ler e mesmo assim muito completo e informativo, o sentimento que desperta no leitor, a comoção e a impotência são magníficos, apresentando o papel que a família tem para ajudar a pessoa a passar por esse problema, extremamente emocional, instigante, raiva, medo, são algumas definições para o livro, por vezes tive lagrimas caindo nas paginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com