TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Artigos Científicos: Resenha Crítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

A construção do novo modelo de Gestão de desempenho por competências no Governo do Estado de Minas Gerais - resumo

Em busca de sua modernização, por meio de intervenções de naturezas estruturais, tecnológicas, culturais e de filosofia de gestão, o Governo do Estado de Minas Gerais iniciou a implantação de uma série de mudanças em suas políticas de gestão de pessoas, tais como remuneração, carreira, desenvolvimento, dentro outras, com vistas à elevação da eficiência e eficácia do Estado.

Esta política, começou a ser inicialmente adotada de forma mais estruturada em 2003, quando o Governo do Estado implementou o programa inovador denominado de “Choque de Gestão”, no qual uma sério de medidas de modernização do Estado foram realizadas, cujo objetivo seria responder aos desafios do contexto estatal, principalmente, por meio da melhoria na gestão pública, e uma das prioridades do programa foi a reformulação das políticas de gestão do desempenho dos servidores públicos.

Com a evolução do Choque de Gestão ao longo dos anos, percebeu-se a necessidade de revisar o programa, principalmente com o objetivo de melhor alinhá-lo às estratégias de Governo. Em 2008, a SEPLAG iniciou um projeto de revisão deste modelo, utilizando a gestão por competências como principal referencial. Essas competências, ou conjunto de entregas expressas por meio de comportamentos, conhecimentos, habilidades e atitudes, teriam que, obrigatoriamente que comtemplar os requerimentos necessários e desejados para o perfil de um novo servidor público focado em resultados, que vê o cidadão como um cliente de seus serviços e que trabalha bem em equipe para a melhoria do desempenho institucional.

O projeto foi organizado em três subestruturas: a equipe da consultoria PricewaterhouseCoopers que foi contratada para apoiar e coordenar o projeto; a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), como coordenadora do projeto; e as Secretárias envolvidas no Projeto. Esses núcleos articularam-se em três grupos de trabalho.

O primeiro grupo denominado de “Equipe Gestora do Projeto” (EGP), essa equipe foi responsável pela execução do projeto, levantando e analisando dados e informações para a elaboração dos produtos do projeto.

O segundo grupo denominado de “Grupo de Trabalho Multidisciplinar” (GTM), essa equipe ficou responsável pelas discussões técnicas relativas à construção dos produtos do projeto, assegurando que as recomendações que eram submetidas à aprovação das autoridades considerassem as especificidades de cada uma das Secretarias envolvidas.

O terceiro grupo denominado simplesmente de “Grupo de Trabalho”, essa equipe ficou responsável pela união dos gestores e servidores em torno das discussões do novo modelo de gestão do desempenho por competências que seriam definidas para cada uma das Secretarias.

O planejamento desse projeto foi elaborado considerando cinto etapas

A primeira denominada de “Planejamento e Entendimento” teve como objetivo principal mapear e compreender os direcionadores estratégicos e a estrutura das Secretarias envolvidas, bem como, as políticas e práticas de Recursos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais.

A segunda etapa, denominada de “Construção do Modelo de Gestão do Desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com