TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica de artigo científico

O  artigo  científico Adoção das IFRS e pronunciamento contábil sobre receitas (CPC 47): O impacto sobre a relevância contábil tem como objetivo analisar como a implementação das IFRS, sigla para International Financial Reporting Standards, e do CPC 47 impacta a relevância da informação contábil. As IFRS podem ser classificadas como um conjunto de regras internacionais que regem e buscam padronizar a forma como a contabilidade é feita. O CPC 47 tem a finalidade de estabelecer os princípios que definem como é mensurada e reconhecida a receita de contratos com clientes.

Na contabilidade, a relevância da informação é uma característica qualitativa fundamental das demonstrações contábeis. Ela deve ser suficiente para influenciar as decisões tomadas pelo usuário da informação. Além disso, verificou-se que a receita é considerada uma informação relevante para tomada de decisão, segundo o artigo analisado. Nesse contexto, os autores buscam responder o seguinte problema de pesquisa: quais são os efeitos do CPC 47 na relevância informacional do lucro e patrimônio líquido para a formação do preço das ações de empresas selecionadas para o estudo.

Utilizando-se de ferramentas estatísticas, os autores estudaram 4 hipóteses para definir se a relevância da variável lucro aumentou ou se a relevância da variável patrimônio líquido aumentou ou a relevância de ambas as variáveis aumentou durante o período de estudo. Além disso, a quarta hipótese reuniu as variáveis citadas anteriormente e também a receita líquida. Com essa hipótese, os autores buscaram descobrir se a relevância desse conjunto de variáveis aumentou após adoção do CPC 47.

Os resultados obtidos constataram que fatores econômicos como crises influenciam o poder explicativo das variáveis estudadas. Além disso, todas as hipóteses foram rejeitadas pelo estudo descritivo, foi concluído que houve aumento do poder explicativo das variáveis lucro e patrimônio líquido quando analisadas em conjunto com a receita líquida, mas não é possível afirmar que as variáveis apresentaram mudanças estatisticamente significativas no período de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com