TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EAD

PÓLO DE NIG

SEMINÁRIO TEMÁTICO II

ALUNO: RICARDO SILVA ROCHA                       MAT.:14113110172                                   

DATA: 20/03/2015

ATIVIDADE AVALIATIVA II – 2015-1

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS

MARTA FERREIRA SANTOS FARAH

O texto desenvolve a historia da evolução do curso de administração pública, especificamente nos Estados Unidos da América e no Brasil, caracteriza a separação inicial entre políticas públicas e administração pública, dado o entendimento primário que o curso de administração pública era voltado para qualificar o servidor público, com a finalidade de exercer a atividade meio e não para desenvolver políticas públicas. Tal concepção existia para que fosse distanciado o conceito de administração e política, para se evitar práticas de apadrinhamentos e patrimonialismo, especificamente nos Estados Unidos, conforme descrito no texto: A administração pública, como área de formação e como campo de estudos, constituiu-se tendo como objetivo a preparação de servidores públicos para a administração pública moderna, há mais de um século, nos EUA. São marcos da fundação da disciplina a publicação do artigo “The study of administra- 815 rap — Rio de Janeiro 45(3):813-36, Maio/jun. 2011 Administração pública e políticas públicas tion”, por Woodrow Wilson, em 1887, na revista Political Science Quarterly (Wilson, 1887 apud Oslak, 1982), e do livro Politics and administration, por Frank Goodnow, em 1900 (Goodnow, 1900, apud Henry, 1975). Estas obras estabelecem uma diferenciação entre administração pública e política, diferenciação esta associada ao propósito de superação das práticas de apadrinhamento e patrimonialismo que marcavam a administração pública até então naquele país (Oslak, 1982) (p.814-815).

Com o passar dos anos as várias tentativas de dissociar a administração pública da política foram refutadas, e a partir da década de 70 foi introduzido o curso de políticas públicas no núcleo básico do curso de administração pública conforme o texto: A inclusão da análise de políticas públicas como parte integrante da formação em administração pública é evidenciada em documento de orientação a escolas e programas ligados à Naspaa, elaborado no início da década de 1970. (P.818).

Com essa nova roupagem o curso de administração pública passou a ser frequentado não só apenas por funcionários públicos, mas pelo público em geral.

No Brasil as mudanças também foram acontecendo, e os reflexos foram sendo implementados na própria administração pública, onde um conceito de burocracia werberiana, passou a ser inserido no serviço público, notadamente no Estado Novo de Vargas, onde procurou desenvolver a administração pública moderna, ou seja, iniciou-se o principio da meritocracia.

O texto procura desenvolver a historia da administração pública, em um processo de evolução do curso de administração pública, procura centralizar seus estudos em dois Países principais que são os Estados Unidos da America e o Brasil, tecendo comentários por vezes de países europeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com