TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Liderança e Motivação

Por:   •  1/11/2021  •  Resenha  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Liderança e motivação-0721-1_10

Turma: PGO_LMPOSEAD-36_26072021_10

Nome: Bruno Barbosa Gonçalves

ROL escolhida: ROL 1 – Módulo 01

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

A presente análise crítica tem como objetivo abordar o tema da aula do dia 29/07/2021, módulo 1, do mecanicismo à sociedade do conhecimento.

Antes de iniciar a abordagem é importante conhecer os conceitos que norteiam a disciplina, como por exemplo a diferença entre Gestor, Líder e Liderança.

  • O Gestor é qualquer indivíduo que ocupa um cargo com autoridade e poder de gerenciamento;
  • O Líder é visto como um incentivador, ele guia os demais para que sigam com as suas atribuições da melhor forma possível, este independe de cargo;
  • A Liderança atribui o papel do processo de comandar a equipe rumo ao objetivo, neste processo está presente um conjunto de comportamentos.

Esta abordagem voltada para liderança é bastante ampla, tenho em vista que este é um papel que depende de vários fatores e vem sendo reconstruído com o passar dos anos. Ao voltarmos um pouco no tempo, na Sociedade Industrial, temos o papel do Gestor como um ser totalmente focado na produção, maquinário e produtividade, atribuindo ao funcionário apenas a característica de um componente deste sistema produtivo, responsável pelo esforço físico, que não pensa, sente e cria. O foco do gestor era apenas garantir que os métodos estavam sendo seguidos e as metas atingidas.

Com o passar dos anos, após vários estudos e pesquisas, o papel da liderança, a fim de ser cumprido da melhor forma possível, exige que o Gestor possua características de um Líder e, com isso, passe a enxergar a produtividade de forma diferente. Antes, a produtividade era voltada apenas para o maquinário, metas, métodos... Agora, o funcionário passar a fazer parte desta produtividade, não apenas como um componente físico da cadeia produtiva, e sim, como um ser capaz de inovar, pensar, criar e que, se estimulado e motivado, poderá agregar mais valor no que tange a produtividade.

Como dito anteriormente, o processo de liderança vem sendo reconstruído com o passar dos anos e, para que haja um melhor entendimento em torno deste processo, algumas teorias foram obtidas através de diversos estudos. Inicialmente temos a Teoria dos Traços, esta teoria acredita que os líderes já nascem com a aptidão de liderar, não importando em que grupo social ou em que situação estejam, já que é algo interno daquele indivíduo. Nesta teoria as características analisadas são as de personalidade, aspecto físico (aqui a aparência e postura também são consideradas como traços de um bom líder) e habilidades intelectuais.

Posteriormente temos a Teoria Comportamental, nesta teoria é observado o comportamento e atitude do líder frente ao foco no trabalho e foco no funcionário. O líder com foco no trabalho me remeteu um pouco ao modelo de gestão da Sociedade Industrial, onde o foco está nas atividades, metas e metodologias. Ao contrário deste foco, o foco no funcionário leva em consideração os aspectos humanos, a evolução e aprendizado da equipe para que possam executar as tarefas da melhor forma possível.

Seguindo a evolução dos estudos temos a Teoria dos estilos de liderança, nesta teoria foram identificados os estilos autocrático, democrático e Laissez-faire. O estilo autocrático possui o perfil de um líder centralizador e detentor de todas as tomadas de decisão, onde não há interação da equipe. O estilo democrático vem contrariando totalmente o estilo citado anteriormente, onde exibe o perfil de um líder que integra toda a equipe nas tomadas de decisão, abre espaço para o diálogo e cria uma conexão capaz de incentivar e guiar os seus liderados. O estilo Laissez-faire poderia ser caracterizado também com a expressão “à volonté”, pois é um perfil em que dá total autonomia aos liderados frente as decisões a serem tomadas e ao trabalho a ser executado, não há participação do líder.

Por fim, temos a Teoria Situacional, aqui o perfil do líder é caracterizado por adaptar e delegar atribuições aos liderados com base em suas condições técnicas e emocionais, ou também chamado de grau de maturidade.

O estilo democrático, da Teoria dos estilos de liderança, costuma ser bastante usado e é muito bem aceito pelos liderados. Particularmente, posso afirmar que este é um modelo bastante interessante pois já fui liderado por uma gestora com este perfil. Aliado a este perfil de liderança pude notar a presença de características marcantes no gênero feminino, como a de relação empática, organização, criatividade, flexibilidade, entre outras. Essa percepção se dá em meio uma notória ascensão feminina aos cargos de liderança que, além do justo equilíbrio profissional entre os gêneros, consegue agregar ainda mais valor na produtividade organizacional.

Podemos concluir que saber gerenciar pessoas, liderar, é uma atribuição indispensável no modelo de gestão atual, entender a capacidade, limite, dificuldades, sobretudo abrir espaço para que haja diálogo com toda a equipe, dando oportunidade de cada funcionário se expressar e se sentir confiante naquilo que lhe foi atribuído, garantirá um melhor desempenho da equipe.

Referências bibliográficas

Leandro Silva Reis, HSM University, 2021. Tipos de liderança: aprenda sobre os 9 principais!. Disponível em: https://hsmuniversity.com.br/blog/tipos-de-lideranca/.

Diego Nicolau, #MundoKasulo, 2018. O que é Liderança? Aprenda as principais competências e ferramentas práticas. Disponível em: https://kasulogroup.com/blog/lideranca/.

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOK 6ª. ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (938.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com