TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: O Príncipe

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Niccolò, Machiavelli. O príncipe; tradução Lívio Xavier. – 33 eds. – Rio de Janeiro: Ediouro, 2000, 164p.

RESENHA CRÍTICA

Fernando Ribeiro da Silva

Uma análise descritiva do texto da 33 edição do livro “O príncipe”, uma carta de Niccolò Machiavelli a Francesco Vettori, traduzido por Lívio Xavier um jornalista Brasileiro que colocou obras-primas ao alcance dos brasileiros tinha escrita fluente, elegante e mordaz.

Niccolò Machiavelli é um dos principais políticos da história, desempenhou grande importância para a sociedade renascentista e até hoje ele e bastante analisado, causando grande admiração entre os autores contemporâneos. aborda em sua obra (O príncipe) a ética política e a centralização do poder político nos estados em que os príncipes residia, fala que a várias maneiras de governa um estado, uma dessa é o principado hereditário que o cago de governador é ou culpado pela família real que é passada de geração em geração por pio que seja o príncipe ele sempre terá direito ao cago.

No principado Misto ou (novo), enfrenta dificuldade de aceitação por parte do povo que ali residem em relação ao novo príncipe, o povo está acostumado com o antigo governo que era composto pela família real. E este novo estado para ele ter estabilização o príncipe deve reside no local manter os costumes do estado, é fazer colônias estratégicas em cada província, é extinguir a linhagem do antigo príncipe pra não ter conflito com este novo governo.

Neste novo governo para não ter grandes conflitos, o monarca deve ter uma boa relação com o povo, que o mesmo são a base do império é são a força maior do estado. Quando o príncipe toma uma província com sua força ele deve estar presente para conquista a confiança do povo, casso contrário terá dificuldade no seu governo.

Fala também quando uma pessoa entra no governo com ajuda, por parte de outras pessoas ou que venha de famílias ricas não tem muitas dificuldades para se tomar um príncipe, porém não terá uma pessoa de confiança para ajuda em decisões com a sua liderança, com isto terá mais trabalho para se firmar no governo, é obter apoio do povo.

Quando é tomado o governo por meio da violência, o povo pode ter um desentendimento e desaprovação de como o príncipe chegou ao poder. Mas depois o governo tomar gentil com o povo o mesmo pode ter afeição ao novo governador.

Podemos nota que o povo tem uma grande influência, em relação de como o príncipe lida com os problemas do estado. Se o povo estiver do lado do príncipe o mesmo não será abalado por ataques de inimigos, porque o povo irá ao seu auxílio. Mas o príncipe mesmo estando junto como o povo o mesmo, deve respeito ao seu governando por ele ter o poder é deve ficar claro a sua soberania em relação ao povo.

Aborda a importância de um exército em seu estado, que deve ser formado por pessoas de confiança do governante, é que devem ser do próprio estado para quando precisa de seu auxilio, que estejam prontos para defender o seu governante de ataques inimigos até os limites de suas forças. Para que isto aconteça o exército deve estar disposto a morre pelo seu governante ou para ajudá-lo a busca recursos que precisa de conflitos. Niccolò Machiavelli aborda que mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com