TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Regressão Logística

Por:   •  31/10/2022  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Engenharia de Métodos II

Professor

Gilson Lima

Aluno

Diego Verpel de Oliveira

Turma

A1

Telefone

—-

E-mail

dverpel@id.uff.br

Análise do Texto

Título do Texto

Método de solução de problemas na gestão de suprimentos: utilização de

regressão logística para análise das causas de atrasos no recebimento de materiais

Autor (es)

Danilo Garbazza Vieira; Gilson Brito Alves Lima; Annibal Parracho Sant’Anna

Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)

Logística

Suprimentos

QC Story

       Regressão Logística

Descrição do assunto (no máximo 50 palavras)

     O texto trata-se de um artigo que descreve a solução de um caso utilizando a ferramenta de regressão logística, nesse caso uma empresa brasileira da indústria de energia possuía uma alta taxa de materiais entregues fora do prazo.

Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)

     O artigo começa com uma contextualização da área de suprimentos com local super organizado permitindo impulsionar seu potencial por se tratar de um setor que possui vários diferenciais competitivos. E também, aborda o valor da cadeia de suprimentos para uma empresa e comprovando que os gastos neste setor podem chegar aos 40% de faturamento da empresa.

       Para complementar o método Quality Control Story, conhecido também como método de análise e solução de problemas (MASP), foi utilizado a ferramenta regressão logística. Após o estudo de caso, foi identificado o motivo da utilização da regressão logística: métodos como diagrama de dispersão e o diagrama de Pareto  foram utilizados, porém  eram métodos deficientes pois possuíam limitações, diferentemente da regressão logística.

      Utilizando o QC Story, foi possível identificar as 5 causas primárias do atraso: o requisitante, setor de suprimento, fornecedor, transportador e recebimento. Foi estruturado um modelo de regressão logística para identificar que a principal causa para os atrasos no recebimento de materiais é o requisitante. Com isso foram elaboradas propostas de ação para diminuir a eventualidade de atraso, por existir uma restrição dessa ferramenta, foi utilizado a Regressão Linear para detectar o problema central que gera os atrasos.

       Feito o diagrama de causa e efeito foi possível analisar os resultados e concluir qual a causa primária que mais impactam o atraso das entregas. Por fim, o artigo apresenta duas propostas de ação: O primeiro, é a realização de uma reunião com os requisitantes com o objetivo de esclarecer/determinar o tempo médio necessário para compra, entrega e disponibilização de material. O segundo, é a renegociação e verificação do prazo solicitado pelo requisitante para entrega do material, pela equipe do setor de suprimento. Aplicando as ações corretivas de maneira efetiva, resultará em uma diminuição na frequência de atraso na entrega dos materiais comprados.

Paralelo com a realidade da Disciplina

    O artigo relata um estudo de caso de uma empresa relacionando o processo de controle de produção e o operacional, além disso ainda demonstra a utilização de ferramentas apresentadas em sala e demonstra a utilização do método da regressão logística como uma ferramenta para quantificar as causas, enquanto os outros métodos não possuem essa capacidade.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (450.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com