TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Dançando Com O Diabo

Artigos Científicos: Resenha Dançando Com O Diabo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

“Dançando com o diabo” (2009), documentário do diretor sul-africano John Blair, que retrata de forma crua a violência em favelas no Rio, pode ser assistido em streaming no site Vimeo.

Assinado por Blair e Tom Phillips, “Dançando…” gira em torno da rotina do traficante Juarez Mendes da Silva, o Aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas, morto pouco tempo após o término das filmagens. Com sua câmera corajosa, Blair capta, sem julgamentos ou dramatizações arquitetadas para o espetáculo, o dia a dia de regiões dominadas pelos grupos armados da droga.

O documentarista, contando sua história por meio do triunvirato formado por um pastor, um inspetor da polícia civil, e o próprio traficante, erige o seu “Rashomon” (1950) da violência urbana carioca.

O pesadelo e o êxtase de qualquer capitão Nascimento (agora tenente-coronel).

A produção, que integrou a programação do Festival do Rio 2009, ainda permanece inédita no circuito nacional.

Ou eu danço com o Diabo ou caminho com Deus."

A frase é do pastor Dione, ex-traficante carioca, convertido e que agora trabalha tentando fazer o mesmo com outros marginais envolvidos com o tráfico de drogas na zona oeste do Rio de Janeiro. É daí que vem o título do documentário Dançando com o diabo, dirigido pelo sul-africano naturalizado britânico Jon Blair, que será exibido durante o Festival do Rio.

Mas um dos maiores méritos em mais um documentário que aborda a violência e o milionário mercado do tráfico carioca foi o acesso que Tom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian no Rio, conseguiu às favelas da zona oeste da cidade, além de convencer alguns traficantes a mostrar o rosto, contato este intermediado pelo pastor que acolhe vítimas de espancamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com