TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Nelly Novaes Coelho

Casos: Resenha De Nelly Novaes Coelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Projetos de Trabalho

Atualmente tornou-se de grande importância o uso de diferentes recursos para auxiliar o processo educacional, principalmente métodos capazes de atrair a atenção dos estudantes e desencadear uma aprendizagem significativa.

Como exemplo de tal metodologia, podemos citar os projetos de trabalho, que visam principalmente, trazer aos alunos a motivação e o interesse de novas descobertas, uma aula mais dinâmica e interativa, e a chance de, não apenas, decorar o conteúdo, mas sim, de realmente aprendê-lo relacionando a teoria e a prática.

Os projetos de trabalho podem fazer com que o aluno, amplie seus conhecimentos e adquira diferentes significados em relação às atividades propostas, considerando suas necessidades e vivências. A partir daí, é possível que o aluno obtenha uma nova postura e senso crítico.

O professor deixa de ser apenas um transmissor de conteúdos e se junta aos alunos adquirindo também o papel de pesquisador.

“A Pedagogia de Projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho. Portanto, a Escola e as práticas educativas fazem parte de um sistema de concepções e valores culturais que fazem com que determinadas propostas tenham êxito quando se 'conectam' com alguma das necessidades sociais e educativas”.

Os temas dos trabalhos devem ser escolhidos coletivamente podendo estar inclusos ou não nos currículos escolares, ou então, o educador pode propor temas que considera importantes para o processo educacional dos alunos, podendo assim, proporcionar-lhes uma aprendizagem significativa.

Segundo Dewey, um projeto prova ser bom se for suficientemente completo para exigir uma variedade de respostas diferentes dos alunos e permitir a cada um trazer uma contribuição que lhe seja própria e característica.

Por fim, o aluno será avaliado de acordo com todo o percurso, considerando a busca por novas informações, o conhecimento que pode adquirir durante a trajetória e evidenciando que ele foi o próprio percurso da sua aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT12-5478--Int.pdf

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »