TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Octavio Ianni

Monografias: Resenha De Octavio Ianni. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 3

Existem algumas mudanças pelas quais a sociedade já passou que foram tão lentas e tão graduais que somente puderam ser percebidas num intervalo de tempo de longa duração. Entretanto, outras aconteceram tão intensamente, em um tão curto período de tempo, que até parece que a história da humanidade só se resumiu a este momento.

Percebemos claramente como, de meados do século XVII até nossos dias, passando pelos importantes séculos XVIII e XIX, os ponteiros do relógio da história da humanidade dispararam. A impressão que se tem é que o mundo (ocidental) virou de cabeça para baixo.

E é em meio a esse efervilhar de acontecimentos, os quais mexeram demais com vida das pessoas, que surge aSociologia que, para Octávio Ianni, sociólogo e professor da USP, não nasce do nada, ela nasce e se desenvolve em decorrência dos acontecimentos que marcaram o surgimento deste mundo moderno.

Em seu artigo A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO, Ianni desenvolve seu raciocínio com o objetivo de esclarecer a relação existente entre a Sociologia como ciência e o Novo Mundo que está se formando, com seus dilemas e suas contradições sociais. Mostra as contribuições que a Sociologia, com suas teorias,temas e metodologias de pesquisa, pode oferecer para melhor compreendermos a sociedade em que vivemos e também como ela chegou a ser o que é atualmente.

Octávio Ianni discorre também a respeito do modo como o pensamento filosófico dos séculos XVIII e XIX, por meio das diversas correntes culturais, apesar de divergentes em alguns casos, contribuiu para a formação das ciências sociais e da Sociologia em particular. O que se fazia era ora utilizar os procedimentos de pesquisa das ciências físicas e naturais, ora criar novos procedimentos de estudo, de modo a acompanhar a dinâmica dos fatos sociais.

Outra importante abordagem desse sociólogo, na introdução do artigo, diz respeito às tendências, às escolas e às teorias nas quais as produções sociológicas podem ser enquadradas, de acordo com o que se está estudando, seja nos aspectos micros ou macros da sociedade, seja pela indução ou pela dedução na análise dos fatos, seja pela observação de fatos particulares de um pequeno grupo ou pela análise da sociedade como um todo, o que de fato vai deixar bem definido o caráter cientifico dos estudos sociológicos.

Outro tema que merece grande destaque nos estudos sociológicos, para Ianni, é o das revoluções sociais. Ele estabelece a relação entre as lutas sociais e o objeto de estudo sociológico.

De fato, os acontecimentos que marcaram a Idade Moderna, como as Revoluções Burguesas, o estabelecimento e consolidação do Capitalismo como modo de produção econômica e a Revolução Industrial (só para citar alguns exemplos) trouxeram consigo o seu “próprio algoz”: a classe operária emergente e insatisfeita.

Com crescimento do capitalismo, cresce também a classe operária. Mas não cresce em qualidade, e sim em quantidade. As cidades incham, as mazelas da sociedade começam a entrar em evidência. Surgem então as diversas lutas sociais. É diante desse contexto que Ianni vai dizer que “a análise da revolução social é um modo de conhecer a sociedade, as forças sociais que governam os movimentos da sociedade nacional tomada como um todo”, o que nos leva a entender que o comportamento da sociedade moderna pode ser determinado a partir do estudo aprofundado de suas revoluções sociais e dos motivos as fizeram acontecer.

Seguindo com a análise do artigo A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO, vemos a preocupação de Ianni em tentar definir um tema que possa ser considerado como núcleo de estudo da Sociologia, o que para ele não é tarefa simples. Temas como sociedade e comunidade (bem definidos no texto), ordem e progresso (síntese da sociologia de Comte), dentre outros, são bem recorrentes. Mas parece ficar claro que o tema multidão, em suas diferentes correntes de estudo, tem se tornado a essência da reflexão sociológica. A multidão, que ora liga-se à idéia de povo, ora à idéia de massa, ora à idéia de classe social, tem sido o objeto de estudo principal no empenho de compreender a sociedade moderna. A metamorfose da multidão seria a reflexão sociológica sobre as questões sociais decorrentes dos movimentos das multidões e a partir daí estabelecer direcionamentos nos estudos da sociedade civil com o fim de compreendê-la, explicá-la e controlá-la.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »