TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Onda

Trabalho Escolar: Resenha Do Filme A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Larissa Evelyn Corrêa de Oliveira

RGM: 1406566

Matéria: Psicologia Social

Professora: Patrícia Gama

Resenha

Título: A Onda

Título original: Die Welle

País: Alemanha Direção: Dennis Gansel

Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth

Produção: Anita Schneider, Christian Becker e Nina Maag

Língua: Alemão

Ano: 2008

Dennis Gansel Ele é mais conhecido por ter dirigido o filme Die Welle (2008), Além de dirigir, Gansel também tentou atuar. Ele teve diversos pequenos papeis nos próprios filmes e em alguns outros.

Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo. A partir disso, será analisado como essas ideologias influenciam as pessoas.

Ao questionar a classe sobre exemplos de governos autocráticos, o professor gera uma discussão entre os alunos, que citam e discutem o nazismo, sendo que parte deles afirma que há possibilidade de um governo ditatorial ser imposto na Alemanha atualmente e outra parte defende o contrário, fazendo com que Wenger tenha a ideia do experimento. Juntando todas essas ideias, mesmo que contrárias, vemos que todos tem um posicionamento sobre o assunto o que torna possível a aproximação dos alunos. A manifestação visual que temos disso é quando, na noite em que estão espalhando o símbolo da Onda pela cidade, fazem um grafite do logo em cima do símbolo anarquista que já estava no local. Isso nos mostra como os jovens em formação e desenvolvimento intelectual podem ser facilmente influenciados, a ponto de passar a seguir algo totalmente contrário às suas opiniões anteriores, que estavam mal formadas.

Nas cenas em que os alunos, empolgados com a nova experiência na escola, contam aos pais sobre a primeira aula do projeto, percebe-se a existência de relações frágeis e superficiais entre jovens e suas famílias. A maioria dos pais, por optarem por uma educação mais libertária, critica o exercício do professor, como a família de Karo. A garota, ainda que concorde com as críticas relacionadas à prática do professor, não aprova a falta de disciplina dentro de casa, sendo a única que percebe a falta de limites no comportamento do irmão. Marco, namorado de Karo, sente falta de apoio devido à estrutura familiar, pois vive apenas com a mãe, que se envolve com parceiros da idade dele. Por ausência de uma figura masculina como modelo, se inspira na identidade do pai da namorada. Todas essas relações fragilizadas moldam a maneira como cada um deles se porta na escola, pois as relações familiares influenciam muito na maneira de agir, ainda mais em pessoas na fase da adolescência.

O filme “A Onda” apresenta razões que podem levar à alienação política e ao cultivo de lideranças autoritárias, como o vazio de identidade com o qual a juventude sofre, o consumismo desenfreado presente na sociedade capitalista, a ausência de projetos coletivos e o desinteresse das pessoas pela área da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com