TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme "Concorrência Desleal"

Trabalho Escolar: Resenha Do Filme "Concorrência Desleal". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 2

“ Concorrência Desleal” é um filme dirigido pelo renomado Ettore Scola, que se passa na época do avanço do regime fascista. Ele é produzido na perspectiva dos cidadãos de uma via, mais especificamente de dois homens que além de vizinhos de loja, são vizinhos de apartamento, e moram com suas respectivas famílias no mesmo prédio. Um é um tradicional alfaiate puramente italiano, que preza a roupa sob medida, a elegância e a qualidade. O outro é um lojista de confecção judeu, que vende roupas e artefatos mais populares. É justamente essa concorrência entre os lojistas que dá nome à obra, e conforme o filme vai se revelando e a política anti-semita vai ganhando mais força na Itália, percebemos o porquê essa concorrência é desleal.

O ponto forte desse filme é não ter retratado essa temática de forma espetacular e dramática; os judeus não foram expulsos e mortos de um dia pro outro, as coisas foram tomando dimensões maiores aos poucos, começou com eles tendo os bens confiscados, depois aqueles que trabalhavam em cargos públicos sendo demitidos, a proibição de que eles tivessem como empregados alguém considerado de “raça pura” e por aí vai, os campos de concentração foram uma das últimas medidas.

Outro fator a ser considerado é o modo como ele retrata a tomada de consciência do fascismo pelos cidadãos comuns nas suas relações cotidianas. Vemos que havia aqueles que não concordavam com o anti-semitismo, mas não tomavam nenhuma atitude de fato, e outros que chegavam a concordar, mesmo que sem perceber. Há uma cena no filme em que o alfaiate numa briga mais inflamada com o vizinho, no meio da rua e na falta de argumentos, lança mão do preconceito: "Um judeu será sempre um judeu" e logo compreende as consequências (e se arrepende) do que acabou de dizer ao colega; a partir dessa cena é perceptível o quanto as pessoas internalizavam as propagandas contra os judeus e todos os demais julgados inferiores .

Apesar do filme inteiro se passar em uma só rua, ao fundo , em algumas cenas, vemos a igreja, o que faz a maioria dos indivíduos pensar o porquê em meio a tanta violência nada foi feito por ela; eu particularmente não espero muito por parte dessa instituição, tendo em consideração que muita gente já morreu e ainda morre por conta de seus dogmas falhos e atrasados.

Esse é um bom longa metragem, um pouco parado demais para o meu gosto, porém em contrapartida é aí que está a riqueza da obra, a abordagem de forma sutil nas modificações do dia-a-dia italiano daquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com