TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Germinal

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  4.862 Visualizações

Página 1 de 2

O filme nos retrata a exploração sofrida pelos trabalhadores proletariados na França, por seus patrões, no início da industrialização nos países europeus, e o fortalecimento do capitalismo.

Germinal nos mostra a vida dura e precária dos operários das minas de carvão, que trabalham em condições extremamente perigosas e insalubres com o intuito de sustentar suas famílias que, por vezes, também auxiliavam no trabalho. Diante desse contexto, vemos vários conflitos de interesse, entre proletariado e burguesia, devido à insatisfação dos trabalhadores frente as injustiças, cobranças de multas e baixos salários.

O filme demonstra perfeitamente o processo de produção capitalista, a "coisificação" do ser humano, a necessidade de consumo material, ultrapassando as necessidades humanas e as profundas desigualdades sociais que decorrem desse sistema.

A partir daí, temos a chegada de um jovem, diferente do povo habituado àquele estilo de vida e ao trabalho desde criança, o rapaz possui uma visão contestadora e revolucionária, instigando questionamentos acerca da situação de exploração e alienação imposta aos trabalhadores. Até então, vemos os trabalhadores com uma visão um tanto naturalista, onde buscavam o trabalho apenas para o seu próprio sustento, sem tomar o real conhecimento do valor de seu próprio produto que, neste caso, seria a mais-valia, onde o excedente da produção ficava sob o controle da classe burguesa.

Contestando tal sistema, o descontentamento por parte do jovem alerta os demais trabalhadores, desencadeando revoltas e greves que acabam por acarretar em tragédias e mortes. Sendo assim, o filme deixa claro que o capitalismo é a forma mais perversa de produção e que, mesmo nos dias de hoje, nos deparamos com movimentos grevistas e revoltas de trabalhadores que não diferem muito do que ocorria no início desse sistema. Desta forma, Germinal nos faz enxergar as contradições do capitalismo, as lutas de classes e nos conscientiza de que as transformações exigem a participação de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com