TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Germinal

Dissertações: Resenha Do Filme Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 4

A Revolução Industrial trouxe transformações políticas, econômicas e sociais na história. O escritor francês Émile Zola representou essas transformações na sua obra, “O Germinal”. O filme aborda as relações de trabalho, as lutas de classe existentes na sociedade capitalista, o processo de instalação do capitalismo nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores pelos patrões através do trabalho desumano nas minas de carvão francesas, retratando claramente as severas transformações sociais impostas pelo modo de produção capitalista. O título do filme faz relação com o processo de desenvolvimento e de amadurecimento dos movimentos grevistas das minas de carvão do século XIX na França. Essas manifestações foram provocadas pelas condições precárias de trabalho, pela miséria, exploração e pelos baixos salários impostos pelos patrões aos operariados.

A Questão Social teve início com a industrialização no século XVIII com a Revolução Industrial, tem como principal característica o pauperismo. A pobreza crescia a medida do aumento da produção de riqueza. Desdobramentos sócio-políticos, igual “vítimas do destino”, questões ideológicas. Tal ideia de “Naturalização” faz a manutenção da ordem burguesa. O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais.

Para Netto, a expressão da Questão Social nada, mas é do que a face mais obscura do capital, segundo ele, a expressão surge na Europa Ocidental para dar conta do Fenômeno do pauperismo, ela começa a ser usada a partir da terceira década do século XIX. Essa desigualdade social que já existia antes do capitalismo, não era tão notória, pois antes a desigualdade ocorria por que os meios de produção eram muito precários e se tinha desde o berço seu papel definido na sociedade de tal forma que sua modalidade parecia ser impossível. No capitalismo esta desigualdade é notória, pois a produção de bens de consumo é muito grande de forma que, se antes era difícil de ter algo por que se tinha um papel determinada dentro da divisão histórico social do trabalho, hoje não se tem por que os meios de divisão desses bens favorecem apenas os burgueses e deixam o trabalhador a mercê das desigualdades sociais.

Netto, nos fala sobre a inexistência de uma nova Questão Social, pois para ele essa expressão é referente ao capitalismo e sua superação só ocorreria quando se eliminar os meios de produção capitalista voltado para a exploração da classe trabalhadora. As mais diversas formas de manifestações da expressão social como a desigualdade, a fome , a miséria, doenças ente outros são vistos como formas insuperáveis de toda e qualquer ordem social, e que no máximo pode-se tentar ameniza-las com uma pequena intervenção politica limitada.

No filme germinal, o descontentamento dos operários gera em greve, onde tentam lutar por seus direitos, porém os capitalistas contratam o exercito de reserva o que leva a insatisfação da população, ocasionando em saques e roubos, enfim, a história deste filme não nos é diferente, afinal ainda hoje somos explorados e ameaçados pelo exército de reserva, ou seja, o dono do capital, o burguês sempre faz de tudo para a preeminência do seu precioso ‘’money’’, inclusive baixar os salários e dar míseras condições para a efetivação do trabalho. Não pode haver dúvida de que a teoria da exploração conquistou o mundo. No hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com