TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Naufrago

Dissertações: Resenha Do Filme Naufrago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 6

O Filme "Náufrago" retrata a história de um executivo voltado para um minucioso controle do tempo, onde na sua função tem como foco e objetivo principal, auferir sempre os melhores resultados, mesmo que para isso tenha que sacrificar a própria saúde a afetividade e consideração nos seus envolvimentos sociais. Com excelente desempenho o ator e produtor Tom Hanks no papel de Chuck Noland (executivo da Fed-Ex), consegue sozinho em cena, prender a atenção de espectadores de forma surpreendente. Houve demonstração de adaptação e criatividade do personagem que buscava sobreviver isolado numa ilha deserta, após ter sobrevivido a um acidente com o avião da companhia que prestava serviços, voltando da Rússia, onde demonstrou eficiência na implantação dos seus rigorosos controles de tempo para entregas das encomendas Fed-Ex. Interessante revelação de oportunismo e profissionalismo dos produtores na exploração de merchandising com a marca Fed-Ex que aparece como berço da história e a bola de vôlei da marca Wilson que veio a se transformar num personagem de destaque, provocando grandes emoções, quando se revelava a carência afetiva na solidão de Chuck Noland, sempre alimentando esperanças de voltar à civilização. Uma seqüência de acontecimentos interessantes marca a transformação de um executivo cheio de recursos e tecnologias do mundo corporativo em um explorador sem recursos que fará uso da sua iniciativa e criatividade para sobreviver na ilha. Ressalvas quanto à falta de exploração no tocante a espiritualidade que deixou de ser enfatizada, quando em circunstâncias semelhantes, qualquer ser humano é chamado a profundas reflexões, independente de credo ou religião.

2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

No Filme Náufrago o autor com as primeiras e últimas cenas, deixa transparecer o seu conhecimento sobre a visão holística. Nos primeiros passos do executivo Noland, foi ressaltada a sua determinação e eficácia na conquista de resultados positivos, desempenhando suas funções na empresa Fed-Ex. Em uma filial da Rússia, foi responsável pela melhoria dos serviços de entrega, demonstrando com clareza a sua metodologia que visava sempre a qualquer custo, excelência na prestação dos serviços da companhia. Em seu retorno para a matriz, houve o acidente fatal que o poupou como único sobrevivente, passando a ser o foco das atenções nessa interessante obra cinematográfica. Na ilha, depois de consumada a tragédia, foi se desenvolvendo a seqüência dos acontecimentos que prende a atenção dos espectadores, mesmo mantendo em cena, apenas um personagem humano. Rompendo o silêncio, depois da queda do avião, seguem-se os primeiros passos do sobrevivente, iniciando a preparação de um abrigo. Surgem alguns estranhos barulhos que provocam medo antes de se revelarem como fonte principal da alimentação do náufrago, seguidos de um longo caminho de tentativas e descobertas. Encomendas Fed-Ex foram recolhidas entre destroços do avião nas areias e encostas da ilha e aproveitadas como abastecimento provisório, contendo alguns utensílios de fundamental importância. Manifestou-se uma contagiante alegria na conquista das primeiras chamas de fogo, após uma persistente e dramática busca alimentada pela convicção. Muito sofrimento ficou evidente na busca por uma solução improvisada para conter a insuportável dor de um dente inflamado. Emocionante a relação de afetividade que se firmou com o imaginário personagem Sr. Wilson, representado por uma bola de vôlei que Noland, nas suas crises de solidão acabou criando. Por fim um desfecho que deixou evidente a falta de manutenção das afetividades e considerações nos relacionamentos antes da tragédia, mas, também uma prova de que há sempre uma porta que se abre para recomeçar.

3. APRECIAÇÃO E CRÍTICA

Náufrago é sem sombra de dúvidas uma excelente ferramenta de trabalho para a disciplina de psicologia, principalmente no tocante as percepções. As cenas de início e final do filme demonstram conhecimento do autor sobre a visão holística, onde sabe-se que tudo está ligado com tudo e quando o que parece ser coincidência na escolha de um pacote para ser preservado entre tantos outros que foram se encostando nas praias e encostas da ilha que foi cenário principal, acaba sendo uma chave para o recomeço de Chuck Noland na vida civilizada. Na postura profissional e dedicação ferrenha pelo trabalho, mostrada nas atitudes do executivo da Fed-Ex no início do filme, ficou retratado um período em que, no mercado de trabalho o resultado positivo na produtividade, ainda estava acima dos valores humanos mais importantes. Até na metodologia aplicada pelo executivo, principalmente na Rússia, foi enfatizado o combate às falhas, ficando de lado a conscientização pela eficiência, dentro de uma visão holística, que sempre acaba sendo mais promissora e gratificante para os colaboradores nas empresas. Perfeitas na minha percepção as cenas do acidente com o avião da companhia Fed-Ex na viagem de retorno de Noland da Rússia. Estava lá em missão pela busca da excelência nos serviços prestados pela companhia. Foi brilhante a exploração de merchandising, muito bem inserida por parte dos produtores, edificando as marcas Fed-Ex e Willson com extrema demonstração de competência. Vale enaltecer a forma inteligente e gradativa que o autor chama a atenção para a importância da valorização humana, iniciando durante o acidente do avião, quando é demonstrada a manifestação de apego á objetos pessoais revelando afetividade. Logo depois das cenas mais dramáticas do avião em queda, se desenrola na ilha a pedagógica seqüência de acontecimentos desse marcante trabalho dos renomados produtores: Tom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com