TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme RAIN MAN

Ensaios: Resenha Do Filme RAIN MAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  2.448 Visualizações

Página 1 de 4

Esse é um filme muito interessante, pelo fato de como se passa a historia de dois irmãos, onde um deles é deficiente. A história inicia-se com a morte do pai e a leitura do seu testamento. Enquanto Charles ganhou apenas um velho carro e as roseiras da casa sua fortuna de três milhões de dólares foi deixada para um irmão que desconhecia. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais.

O filme mistura drama familiar, drama pessoal, relacionamentos, comédia, tudo de uma maneira impressionante e emocionante. Aos poucos descobrimos que essa família é totalmente desestruturada. A mãe de Charles morreu quando ele tinha três anos e Raymond foi mandado para a clínica, pois representava segundo o pai um perigo para o irmão. Charles, que até então não se lembrava da existência do irmão, apenas que um amigo imaginário cantava música para acalmá-lo quando tinha 3 anos.

É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos essa proximidade com o irmão, principalmente, fez com que ele trouxesse à tona passagens de sua infância, assim, ele pôde perceber que aquela pessoa tão distante, que vivia em um mundo particular e, aparentemente, inacessível, um dia foi seu protetor. O “Rain Man” que dá título ao filme é a forma com que Charles, aos três anos, se referia ao irmão, que, dentro de sua rotina de tarefas, protegia-o da solidão.

É impressionante perceber nas primeiras cenas do filme quando o personagem Charlie conversa com o medico na clinica onde o irmão está internado, quando pergunta ao medico se seu irmão é louco ou retardado. Percebe-se nessa fala que a confusão entre autista ou qualquer outra doença mental é muito comum nas pessoas, o deficiente mental ainda é visto como um louco. Mas o autista, além de suas deficiências ele também tem habilidades como qualquer ser humano, o seu maior problema é a comunicação interpessoal.

“As dificuldades na comunicação ocorre em graus variados, tanto nas habilidades verbal quanto na não verbal de compartilhar informações com outros” (Gadia; Rotta, 2004 p.84).

De início Charlie não tem muita paciência para lidar com as limitações que o autismo causa em seu irmão, os gestos repetitivos, os gritos, o fato de não querer se relacionar com ninguém que é uma marca característica do autismo, a introspecção as manias como: programas de televisão que tinha irremediavelmente de ver, quando chovia não saia na rua.

Raymond, apesar de seu problema psicológico e de suas restrições, possuía habilidades dignas de gênio, tais habilidades acabam por ajudar seu irmão, pois em uma das muitas experiências que Embora as pessoas com autismo não possam ser identificadas por sua aparência física, em geral elas têm dificuldade com linguagem ou comunicação, aptidões sociais e comportamento, geralmente em decorrência de dificuldades sensoriais apresentadas imediatamente após o estímulo, está intimamente ligado ao sistema nervoso autônomo.

No decorrer do filme o comportamento de Charlie vai sendo moldado, pois ele tem de aprender a lidar com as necessidades e dificuldades de lidar com o irmão autista.

Já Raymond, talvez em decorrência do autismo que se caracteriza em primeira mão pelo comportamento fechado, apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com