TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Um Sonho Possível

Casos: Resenha Do Filme Um Sonho Possível. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 2

Michael era um jovem com sérios problemas no relacionamento familiar, foi adotado várias vezes em tentativas mal sucedidas. Seu pai biológico se suicidou e a mãe era viciada em drogas. Ao conhecer a família Tuohg, ele recebe um tratamento diferenciado e humanístico.

Numa noite de chuva a família encontra Mike na rua, andando sem rumo e isso sensibiliza Leigh, sua futura mãe adotiva. Neste momento ela demonstra solidariedade, compaixão e consciência, o que abrange a ética do cuidado. Através do cuidado, Leigh adere à missão de ajudar, amar e dar carinho a uma pessoa que precisa, visto que o cuidado propriamente dito é uma ação de ajuda. Este, porém consiste num cuidado genérico, ou seja, compreende suas formas naturais e caseiras de cuidar.

Mesmo com seu jeito sério e duro, Leigh por meio de seus atos, como proporcionar familiaridade, conforto e aconchego que Mike nunca havia recebido, ela expressa uma direção sagrada de transformação na vida do seu protegido. Ele por sua vez, passou a ter uma melhor interatividade social, principalmente no âmbito escolar, que antes era muito mais limitado.

Na área estudada do cuidado, este se define em três “cês”: compaixão, competência, confiança, consciência e compromisso. E vimos no decorrer do filme essas qualidades explicitamente demonstradas principalmente por Leigh e consequentemente o resto da família, que recebe humanisticamente Mike.

Entre o casal é cogitado a ideia de levá-lo ao psicólogo, mas aparentemente não é necessário, visto que o tratamento humanizado prestado a Mike promove o poder da afetividade e consequentemente a reintegração do convívio social, fazendo-o sentir-se confiante e valorizado em suas habilidades naturais. Isso por que o cuidado que Leigh assume é de ajudá-lo a cuidar de si próprio favorecendo a sua potencialidade existencial de vir a ser uma pessoa realizada, o que o ajudou a sobreviver de forma mais independente possível. Isso o tornou um grande jogador de futebol e uma pessoa com qualidade de vida.

Na área de enfermagem, sabemos que o proceder de Leigh é fundamental para a saúde do paciente e sua reintegração social. O cuidado consiste na relação interpessoal, uma atividade humana de ajuda que promove o crescimento e o compromisso para com o outro e o todo. Deparando-se com um paciente com problemas familiares como os de Mike, o enfermeiro precisa dar importância ao resgate humano com base na ética básica. Assim, pode-se dizer que como cuidador, o enfermeiro deve expressar afeto e consideração, promovendo o bem estar do outro, tendo em mente sempre a qualidade de vida quando cuidar de alguém, como se fosse si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com