TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Era Transmídia - Rodrigo Arnault

Monografias: Resenha Era Transmídia - Rodrigo Arnault. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

Conforme o autor cita, a atual migração das redes sociais off-line para as redes sociais on-line, proporciona uma facilidade de criar relacionamentos entre pessoas de interesses comuns e o consumidor se transformou em um produtor de conteúdo. Assim o produtor posta e outras pessoas podem compartilhar criando um ciclo de engajamento. A abordagem transmídia se mostra cada vez mais atual e interessante por integrar todos os conceitos de produção de conteúdo em uma única metodologia e processo de criação e distribuição.

Atualmente, o número excessivo de conteúdo junto com o acesso cada vez mais fácil a informações e a evolução natural da mentalidade e cultura humana, está fazendo com que os consumidores sejam cada vez menos receptivos e se apeguem mais ao que ele tem interesse em ver. É o que acontece com as novas tecnologias que cada vez mais aborda o consumidor de uma forma clara e sucinta sem necessitar dessas mídias tradicionais. Assim, com essas novas tendências, as corporações se veem obrigadas a encontrar formatos diferentes para transmitir as suas informações de forma que consigam atrair a atenção do seu público de interesse. Elas agora precisam inovar e utilizar das tecnologias atuais para gerar modelos nos quais o público queira ver o seu conteúdo e não apenas querer ver mais se tornar um canal para transmitir essas informações para outros do seu meio. Pois com a convergência das tecnologias as pessoas e dispositivos estão cada vez mais interligados, fazendo os usuários ganharem um importante papel de transmissor das mensagens das corporações.

O mercado tem uma enorme necessidade em estreitar relacionamento com seus públicos e para isso precisa observar os formatos de distribuição e à mensagem enviada, senão pode perder oportunidades e propostas de comunicação. O foco dos projetos transmídia é utilizar metodologias e processos mais completos e abrangentes, utilizando as melhores plataformas de mídia para o sucesso do projeto, ele deve partir de um conteúdo principal envolvente; ser distribuído nas múltiplas plataformas de mídia; utilizar o melhor de cada uma delas; gerar interesse, possibilitando visibilidade; manter a atenção e o engajamento das pessoas (compartilhando ou interagindo); permitir que novos conteúdos sejam produzidos (estáticos, audiovisuais, interativos, etc.).

A denominação do termo “Bíblia Transmídia” se dá pela aplicação de uma estratégia baseada na estruturação de um projeto que aborde todas as ferramentas de comunicação que contenham uma história envolvente, cronograma, previsões orçamentárias e de recursos humanos ou tecnológicos.

Como Henry Jenkins destacou em seu livro Convergence Culture, “a narrativa transmídia se desdobra por meio de diferentes plataformas de mídia, onde cada texto de cada meio produz uma distintiva e valorosa contribuição para o todo”. Em outras palavras, a narrativa transmídia é uma história que usa um meio (um longa, por exemplo) para contar o primeiro capítulo, outro meio de comunicação (os quadrinhos) para contar o segundo capítulo e uma terceira mídia (um game) para o seguinte, e assim sucessivamente. Ela é decorrente de um novo tipo de consumidor que se desponta, a saga Harry Potter reflete esta premissa. Dos livros para os filmes, dos filmes para os games, RPGs, sites de interação, redes sociais etc., a série se prolonga mesmo após cinco anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com