TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Escritores da Liberdade

Por:   •  18/6/2015  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: William Evangelista

Filme: Escritores da Liberdade

O Filme Escritores da Liberdade, retrata uma história verídica acontecida no país dos Estados Unidos, o qual é considerado a terra da liberdade. Em territórios restritos, no qual cada tribo acalenta a ilusão de ter que lutar contra o outro, era o alvo de perseguições do momento.

Após a criação de uma lei de integração racial, aprovada pela Secretaria de Educação, que a professora Erin Gruwell, chegou á escola Wilson, para desenvolver seu trabalho com alunos do primeiro ano colegial, separados em brancos, negros, hispânicos e asiáticos e todos tendo que conviver em um só espaço, sendo eles agressivos, e contendo pequenos guetos.

A professora não imaginava esta realidade, uma juventude completamente marginalizada, e um universo completamente preconceituoso e resistente por parte da diretoria da escola.

Ao decorrer do filme podemos verificar as dificuldades encontradas pela professora, tanto na sala com os alunos, com a violência e a falta de ajuda da direção. Mais diante desta realidade a professora começou a usar estratégias para tentar reverter o cenário. E com seu jeito carinhoso usou de caminhos alternativos para sensibilizar seus alunos, conseguindo passar aos jovens noções fundamentais como tolerância, respeito, aceitação das diferenças e convivência pacífica.

Uma das estratégias foi uma dinâmica realizada para identificar momentos vivenciados por todos, e mostrar a igualdade entre eles, depois ela começa trabalhar com eles através de um diário que a mesma deu a cada um deles, para que relatem a cada dia os momentos vividos, para que seja percebido entre eles a igualdade.

No filme, um ponto que me fez refletir foi exatamente o fato da professora procurar conhecer melhor os seus alunos e insistir por eles, fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios deles para á partir dai tomar iniciativas do que trabalhar com eles.  

 O Filme me trouxe a realidade vivida, em um momento em que as escolas estão cheias de jovens com mentes travadas, pelos terrores causados, por violência em suas próprias casas, por envolvimento com gangues. Estes alunos chegam à escola e acabam expressando de forma violenta o que vivenciam no dia-dia. Neste filme pude contemplar que podemos buscar através de um olhar diferenciado, estratégias e outros caminhos que podem nos levar a ajudar jovens, famílias e também nos ajudar em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com