TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Mar Em Furia

Monografias: Resenha Filme Mar Em Furia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  4.277 Visualizações

Página 1 de 4

Mar em Fúria – Óptica em Liderança

Logo no inicio do filme já identificamos uma forte pressão por resultados pelo “diretor” da empresa de Pescado ao Capitão Billy do pesqueiro Andrea Gail.

Capitão Billy inicialmente mostra-se um Líder Dominante, que ao sentir a pressão por parte do dono da empresa imediatamente respondeu de forma auto confiante que traria o resultado desejado.

Seu perfil dominante ficou mais uma vez em evidência quando reuniu os tripulantes, seus liderados, para informar que voltaria ao mar, que buscaria em outras baias os peixes que ate o momento não encontraram. Sua tripulação recém chegada primeiramente rejeitou a nova viagem, contudo Capitão Billy imediatamente informou que ninguém da equipe era insubstituível, que arrumaria outros tripulantes se fosse necessário.

Após reclamação dos tripulantes e seus familiares, sua tripulação estava formada, cada um com características diferentes, Bobby era um soldador, demonstrava satisfação em pescar, era engajado com a causa, Bubsy era o engraçado e ao longo do filme se mostrou pacificador, Murph e Sully competiam entre si, tentado evidenciar as fraquezas um do outro, por ultimo Alfred Pierre, um tripulante que passava despercebido, conhecido como perfil coruja, estava sempre observando.

Com o pesqueiro Andrea Gail em alto mar a tripulação se mostrou engajada, todos estavam focados no resultado, ou seja, pescar, embora Murph e Sully discutissem algumas vezes. Com estes primeiros conflitos no grupo Bubsy tomou a frente ajudando a pacificar o ambiente. Nesta altura o Líder do pesqueiro Capitão Billy mostrava-se pouco engajado com seus liderados. As adversidades continuaram aparecendo, até que Murph em um momento de distração teve sua mão fisgado por um anzol, vindo a cair no mar, de forma inusitada seu principal adversário na equipe, Sully foi o primeiro a pular no mar para salva-lo. Murph reconheceu a atitude de Sully, fazendo a equipe ficar cada vez menos “fechada”, aproximando-se uns dos outros, formando um Time.

Os dias foram passando, embora sempre motivados os liderados, a tribulação do Andrea Gail, chamou seu líder o Capitão Billy para conversar, questioná-los sobre os caminhos que estão seguindo, ficou evidente a falta de informação entre Líder e liderados, ou seja, estão motivados, mas não tinham as informações necessárias de seu líder para atingir os resultados. De forma quase que imposta Capitão Billy passou as coordenadas, passou sua decisão a sua tribulação, navegando sentido a Grand Bancks, mares mais distantes.

Em novos mares o resultado começou a aparecer, os peixes estavam sendo fisgado de forma espetacular, o time comemorava a cada peixe pescado, seu Líder Capitão Billy começou a ser envolvido por seus liderados, mudando de atitude e em pouco tempo o time estava completo, Líder e Liderados tinham a informação, motivação e engajamento, muito pelo ótimo resultado apresentado.

Capitão Billy neste momento chama seus liderados para uma importante tomada de decisão, irem alem, navegar em Flemisch Cap. Pela primeira vez em conjunto, resolveram assumir o risco de navegar em águas mais perigosas focando no resultado, no faturamento que os peixes destes mares trariam.

Nesta altura Capitão Billy está utilizando o Empowerment, a "descentralização de poderes", pois proporcionou aos tripulantes maior autonomia de decisão e responsabilidades, nomeando Bobby o entusiasta como seu braço direito.

Eis que o mar muda, e forma-se a maior tempestade já registrada nesta região. Pela segunda vez o time toma uma decisão envolvendo todos os tripulantes, decidiram enfrentar a tempestade e assumir o alto risco para garantir o ótimo resultado obtido na pescaria.

A cada hora a dificuldade dos tripulantes do Andrea Gail aumentava, assim como as avarias no navio. Contudo todos lutavam arduamente por si e pelo time, onde o objetivo maior passa a ser a sobrevivência. Bobby luta lado a lado com o Capitão Billy, o cenário é o mais adverso, mas ainda assim ele demonstra satisfação no que esta fazendo. O Capitão Billy lutar pela vida de seus liderados, nota-se a admiração dos tripulantes.

Por fim Capitão Billy chama todos à sala de navegação, ele pede para sua tripulação para retornarem, pois as condições do mar e do navio pesqueiro os levariam a morte. Esta foi a ultima decisão em conjunto, embora tenham feita a meia volta e a constante luta de seu Líder Capitão Billy e seu braço direito Bobby, o pior aconteceu o navio pesqueiro Andrea Gail foi engolido por uma onda gigante. Desesperados, Murph, Bubsy, Sully e Alfred Pierre tentam deixar o navio, mas estão presos em seu interior. Já na sala de navegação, Capitão Billy reconhece seu fracasso, assume seus erros e pede desculpas a Bobby, pedido para que ele tente se salvar.

Capitão Billy não deixou a sala de comando, resolveu afundar com seus liderados que ficaram pesos no Andrea Gail, sua atitude parecia uma penitencia pelas escolhas erradas que fez ao Liderar sua equipe e a rota traçada.

Não houve sobreviventes!

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »