TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Meninas

Trabalho Escolar: Resenha Filme Meninas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  3.721 Visualizações

Página 1 de 3

Sandra Werneck, diretora do documentário “Meninas: gravidez na adolescência” um filme que retrata a história de vida de quatro meninas, que aprendem a lidar com a maternidade precoce, situação vivenciada não só por elas, mas por uma realidade de muitas adolescentes no Brasil. Documentário este, que se passa no Rio de Janeiro, onde é relatada a experiência de quatro moças, sendo:

Evelin, a mais nova das quatro protagonistas, tem 13 anos, é muito vaidosa e gosta de baile funk, engravidou do namorado que recentemente acaba de sair do tráfico de drogas. Mora na Favela da Rocinha com a mãe Rose que e tem um irmão. Sua mãe diz que ainda não está acreditando que sua filha esteja grávida, pois era o que ela não queria, e como toda mãe, pensava num futuro melhor, como o de terminar os estudos, fazer uma faculdade, arrumar um trabalho descente, etc. Ela também disse que Evelin parou de estudar e que está sem vontade nenhuma de voltar. Seu pai Gentil trabalha como motoboy e mora com outra mulher. No final das gravações o namorado de Evelin é morto num confronto com a polícia, infelizmente.

Luana tem 15 anos, é a mais velha de suas irmãs, vivem no Morro dos Macacos com mãe Antonizia e mais quatro

irmãs, ela afirma que sua gravidez foi planejada, falava com seu namorado que queria ter um filho, diz que a vontade surgiu devido ter cuidado da irmã mais nova desde que veio do hospital, o namorado dizia que não estava no tempo, ela afirmou que eles não se preveniam com preservativo, que comprava na internet, porém não era sempre que tinha por ser gratuito, como ela relatou foi ai que aconteceu sem eles esperarem. Sua mãe é faxineira, viúva, sustenta sozinha as 5 filhas, sua esperança é que venha um homem pra família que é o que a mãe dela sempre quis. E diz também, inconformada que a sogra de Luana sugeriu um aborto.

Edilene tem 14 anos, no momento mora em Engenheiro Pedreira, mora na casa da sogra Lúcia, engravidou de Alex que tem 21 anos, que trabalha como ajudante de marceneiro e caso curioso que engravidou quase que ao mesmo tempo de Joice, sua vizinha. Edilene diz que assim que nascer seu filho, vai voltar para casa de sua mãe, Maria José, que também está grávida e tem só alguns meses de diferença da filha. Joice tem 15 anos, vive em Engenheiro Pedreira, mora com a mãe, pai e um irmão. Sua gravidez representa o fim de seu sonho de entrar para a Marinha, pois para entrar, não pode

ter filhos e tem que ser solteira. Joice diz ser apaixonada pelo pai de sua filha, o Alex, porém este diz ser apaixonado por Edilene. Um verdadeiro triângulo amoroso.

Em todos os casos, o que e assemelha é o fato de serem quase da mesma faixa etária, classe baixa, sendo moradoras na favela e no morro... O que se percebe também é que em três casos menos o de Edilene, as meninas não tem uma família estrutura, Luana perdeu pai que era traficante, Edilene e Evelin os pais são separados, é injustos também pegar só uma classe menos favorável, pois gravidez precoce acontece muito e não só com os de classe baixa, mas qual seria o motivo? Falta de informação, não é. Se for pra enumerar, não faltariam motivos, mas a pergunta é o que pode-se fazer pra conscientizar estes jovens? Uma proposta é de os pais das adolescentes darem mais atenção, esta seria uma delas, ou então em programas como ESF Estratégia da Saúde da família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com