TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão da Qualidade

Por:   •  7/4/2021  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: JAQUELINE BOEMEKE BENDER

COMPONENTE: Módulo I (Atividades Complementares Presenciais I)

PROFESSOR: Afonso Valau de Lima Junior

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: Rio Grande RS

LOCAL E DATA: Rio Grande, 23 de Março de 2021.

Contextualização com o mercado e perfil profissional.

É perceptível que a Qualidade é a busca pela excelência, e por isso se tornou estrategicamente importante dentro das organizações. O profissional com formação na área da qualidade poderá atuar na criação de relatórios, procedimentos e manuais para a empresa. Poderá também realizar auditorias, internas e externas e elaborar procedimentos de não conformidade

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Podem-se identificar através do vídeo as diversas atividades que podem ser praticadas pelo profissional da área da qualidade, assim como as áreas de atuação do mesmo, que poderá ser nas áreas de comércio ou indústrias, exercendo as funções de inspetor de qualidade, técnico da qualidade, assistente da qualidade e auditor da qualidade.

Não podemos esquecer que para trabalhar em todas essas atividades são necessárias algumas características profissionais, como: ser proativo, flexível, ter perfil de liderança, facilidade de relacionamento interpessoal e organização.

O papel da qualidade e suas importâncias estratégicas nas organizações.

O mercado este cada vez mais competitivo, e as exigências dos clientes também estão se tornando cada vez maiores. Por isso, a importância de que as empresas busquem a melhoria continua em seus produtos e processos.

O profissional da Qualidade atua na padronização, otimização de processos, implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, auditorias e certificações da norma ISO em organizações. O profissional com amplo conhecimento da Gestão da Qualidade é especialista em aplicar processos de melhoria em linhas de produção e pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, seja ela no setor de serviços, indústria, saúde etc.

A implantação da qualidade trás inúmeras vantagens a empresa, a principal é a de se destacar no mercado competitivo, através da completa satisfação dos clientes. É inevitável notar as vantagens trazidas através da Implantação e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas empresas. Seus benefícios garantem completa satisfação dos clientes, funcionários e fornecedores.

Atualmente as principais vantagens e benefícios da qualidade são:

Aumento da competividade, redução de custos operacionais, aumento na fidelização e satisfação dos clientes e melhoria na produtividade:

Com isso, a gestão da qualidade torna-se fundamental em diferentes seguimentos.

Principais benefícios da gestão da qualidade.

Aumento da competitividade no mercado;

Maior rentabilidade;

Maior satisfação dos clientes;

Maior comprometimento por parte dos colaboradores;

Maior competitividade da organização;

Ambiente de trabalho mais saudável;

Equipes com maior sinergia;

Processos mais fluidos;                  

Diminuição do retrabalho;

Redução de custos operacionais;

Metodologia e histórico.

Foi após a Revolução industrial e a 2ª Guerra Mundial que o processo de qualidade de produção teve início, os primeiros conceitos de qualidade foi introduzido por Aristóteles, daí em diante foram iniciados vários processos em torno da gestão da qualidade. Logo surgiram variados programas de melhoria, como exemplo as normas ISSO 9001.

Dois ícones históricos tiveram grandes influencia e participações no processo de reconstrução e alcançaram juntos os conceitos de qualidade total, foram eles: Deming, Juran, Crosby, Fei genbaum e Kaoru Ischkawa. Pode-se dizer que o trabalho deles teve reflexos intensos na indústria na época, refletindo na economia.

Deming foi responsável pelo ressurgimento e recuperação da economia após Rev. Industrial.

Juran foi destacado por sua famosa trilogia: Planejamento, Controle e Melhoria.

Planejamento:

Controle:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com