TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  1.712 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Jéssica Baptista Silva

COMPONENTE: Atividades Complementares Presenciais (ACP I)

PROFESSOR: Jacir Menegat

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: Conselheiro Lafaiete / MG

Conselheiro Lafaiete, 18 de setembro de 2019          

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Este texto irá apresentar uma resenha da vídeo-aula 1 (O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações), onde será possível verificar as principais atividades desenvolvidas por um técnico de qualidade, possíveis atuações, as características de um bom profissional, a importância estratégica da qualidade nas organizações, vantagens da certificação ISO, apresentação de alguns casos de sistemas da qualidade, metodologias e histórico da qualidade.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

Fica claro através do vídeo que a qualidade envolve a empresa como um todo, independente do seu setor de atuação. É possível perceber ainda que a qualidade é a busca pela excelência. Sendo assim, um bom profissional da área de qualidade deve ser: organizado, proativo, flexível, adaptável, motivado, ter um perfil de liderança, uma comunicação clara e objetiva e um fácil relacionamento interpessoal. Tudo isso nos mais diversos contextos da empresa.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O técnico em qualidade pode atuar em diversas áreas e atividades. Como por exemplo no setor automotivo, na área da saúde (em hospitais, clinicas e laboratórios), energia, saneamento, transporte, educação, comércio em geral, dentre várias outras. Pude notar através do vídeo que as atividades do técnico de qualidade envolvem o controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Para mim foi de suma importância a apresentação deste item no vídeo, pois mostra a variedade e o grande campo de atuação disponível para este profissional.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 

O técnico em qualidade pode atuar como auditor da qualidade, realizando auditorias internas e acompanhando auditorias externas, afim de verificar a realização das atividades e adequação com as normas. Pode também realizar inspeção dos resultados obtidos no processo e consequentemente aprovar ou reprovar os produtos ou serviços. O vídeo ainda mostra que o profissional pode ser um assistente da qualidade dos processos, acompanhando os resultados e fazendo parte dos grupos de melhoria para resolver os problemas do dia a dia, com o uso de ferramentas e técnicas apropriadas.

Fiquei impressionada com a quantidade de atividades que podem ser realizadas por este profissional. Sendo assim acho importante citar algumas outras, como por exemplo: atualização de indicadores de qualidade, elaboração e revisão de manuais e procedimentos, treinamentos e capacitações internas sobre rotinas e processos, implementação de métodos e ferramentas da qualidade, inspeção em produtos e processos, realização de pesquisas de satisfação do cliente e de mercado, realização de testes em produtos e componentes, dentre tantas outras atividades. Trata-se de um profissional muito versátil, pois todas as atividades aqui citadas podem ser desempenhadas tanto no setor da indústria quanto de serviços.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

A qualidade e a certificação ISO oferecem oportunidade de melhoria nos mais diversos aspectos, podendo trazer benefícios para todo sistema (colaboradores, investidores e proprietários, clientes, fornecedores, governo, sociedade e meio ambiente.

É possível notar através do vídeo que a qualidade possibilita uma maior competitividade para as empresas, favorece o uso racional dos recursos, aumenta a produtividade, diminui os custos e aumenta a lucratividade. As boas práticas de gestão possibilitam ainda um bom relacionamento com clientes e fornecedores, produtos com maior qualidade e padronização, desenvolvimento dos colaboradores, otimização de processos e maior rentabilidade para o negócio.

Para mim é realmente incontestável a importância que a qualidade exerce nas organizações, pois ela engloba aspectos que estão diretamente relacionados com o sucesso, podendo ser um diferencial frente a concorrência de mercado.

  • Cases de sistemas da qualidade:

O vídeo apresentou três casos de sistemas da qualidade através de três empresas. A primeira empresa foi a Móveis Cabral, que trabalha com a fabricação de móveis residenciais e comerciais, atendendo também o mercado hoteleiro. A empresa possui cerca de 80 funcionários e certificação ISO a 2 anos. O representante da empresa relatou que obteve benefícios logo no início da certificação, sendo citados: a resolução de problemas referentes aos requisitos dos clientes, controle da documentação utilizada para fabricação dos móveis, capacitação da equipe, ganhos com a implementação de indicadores em todos os setores, diminuição de desperdício de matéria prima, efetiva medição da satisfação do cliente e o benefício que me chamou mais a atenção que foi a conquista de novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com