TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Scm

Exames: Resenha Scm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Sistema SCM

Os anos 80, 90 e 2000 foram marcados por transformações gerenciais em várias áreas, especialmente nas funções ligadas às operações logísticas das empresas. Conceitos de qualidade total, produção enxuta e logística integrada passaram a fazer parte das estratégias das empresas, e se consolidaram nas organizações.

O Supply Chain Management surgiu como um conjunto de processos de negócios capazes de integrar os procedimentos da cadeia de logística das empresas. Para Fleury, o SCM deve ser capaz de coordenar os canais de distribuição da cadeia de suprimentos, integralizando os processos e as pessoas participantes.

Os benefícios oferecidos pelo SCM são vários, e para iniciar a sua implementação é necessário, além de abandonar antigos paradigmas gerencias na organização, integrar todas as atividades da cadeia de suprimentos e considerar 7 processos chaves para o sucesso: 1) relacionamento com os clientes; 2) Serviço aos clientes; 3) Administração da demanda; 4) Atendimento de pedidos; 5) Administração do fluxo de produção; 6) compras/suprimentos; 7) Desenvolvimento de novos produtos.

Entretanto, apesar de ser um processo que objetiva reduzir custos e prazos, oferecendo qualidade com uso de tecnologias e técnicas modernas de logística, o SCM possui uma complexidade que dificulta a implementação. Para driblar essas barreiras, os gestores de suprimentos precisam desenvolver equipes de facilitadores integradores das partes interessadas, buscando um canal de informações que conecte todos os participantes do processo.

Apesar de possuir um conceito complexo e muitos desafios em sua implementação, o SCM vem sendo reconhecido como requisito estratégico diferencial competitivo nas organizações que buscam maximizar a lucratividade e a rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com