TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre A Resolução 1282/10

Trabalho Escolar: Resenha Sobre A Resolução 1282/10. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 15

Resenha sobre a Resolução 1282/10

Princípios Fundamentais de Contabilidade

A Resolução CFC Nº 1282/10 altera a Resolução CFC Nº 750/93, por conta do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, o conselho Federal de contabilidade emitiu a Estrutura conceitual –Estrutura conceitual para Elaboração e apresentação das demonstrações contábeis que discute a aplicabilidade dos Princípios Fundamentais de contabilidade contidos na Resolução CFC Nº 750/93;

Considerando que, por conta dessa harmonização, a denominação de Princípios Fundamentais de contabilidade deva ser alterada para Princípios de contabilidade, visto ser suficiente para o perfeito entendimento dos usuários das demonstrações contábeis e dos profissionais da contabilidade.

Os “ Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)”, citados na Resolução CFC Nº 750/93, passam a denominar –se “Princípios de Contabilidade(PC)” .

Princípio da continuidade pressupõe que Entidade continuará em operação no futuro.

Principio da oportunidade processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Principio do Registro pelo valor Original componentes do patrimônio devem se inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

Os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

a) Custo corrente

b) Valor realizável

c) Valor presente

d) Valor justo

e) Atualização monetária

Principio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebido ou pagamento.

Principio da Prudência pressupõe o emprego do certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários ás estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuído maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

II – Resumo do Artigo:“ Introdução á Atuária/Origens e Evolução da Ciência Atuarial

Com origem da Inglaterra e Holanda, por meados do Séc XVII, os governos vendiam títulos públicos que asseguravam ao tomador a recepção de renda vitalícia. A partir surgiu a necessidade de determinar a importância do dinheiro, para que não houvesse prejuízo e criou-se a base para surgimento da matemática artuária.

De acordo com registros a a ciência aturial nasceu no século XIX, mas foi no século XX que a áerea de seguros expandiu.

Fundamentos

A Ciência Artuarial – assim como seu principal campo de estudo: o seguro – desenvolveu-se desde os seus primórdios sob o princípio do mutualismo, onde os indivíduos se organizam em grupos com o interesse de proteger-se de tragédias e perdas.

Outro caráter importante para que os cálculos atuariais correspondem o máximo a realidade e a utilização da Lei dos grandes números.

O Risco

Pense em risco como a probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico. É importante diferenciar risco de probabilidade: a probabilidade é parte do risco, que para ser assim classificado precisa, basicamente, ser causador de uma perda econômica, reparável.

Existem ainda outras exigências para a segurabilidade de um risco, a saber, o risco deve ser:

 Possível;

 Incerto;

 Futuro;

 Independer da vontade humana;

 Mensurável

 Homogêneo e não catastrófico

Seguro

O seguro é uma operação formalizada por um contrato, no qual uma parte se compromete a cobrir eventuais prejuízos no caso de um acidente coberto pelo contrato, e em troca recebe para isso uma quantia em dinheiro para que possa fazer frente a esse prejuízo. A esse pagamento dá-se o nome de prêmio de seguro.

O seguro surge da necessidade do homem em controlar o risco.

Existem indícios que já na Babilônia, 23 séculos antes de Cristo, caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com morte de animais. Na China antiga e no Império Romano também havia seguros rudimentares, através de associações que visavam ressarcir membros que tivessem algum tipo de prejuízo.

Com o Renascimento e a expansão marítima da época Mercantilismo a cobertura aos riscos ganhou nova importância. Tornaram-se comuns operações chamadas de Contrato de Dinheiro e Risco Marítimo que consistia num empréstimo dado a um navegador, e que previa uma cobrança maior no caso de sucesso da viagem e o perdão da dívida se a embarcação e a carga fossem perdidas. Foi em virtude dos seguros marítimos que se desenvolveu a gestão de risco na maior parte do mundo.

No século XVII, o mercado securitário se expandiu e ganhou novos produtos de cobertura terrestre, especialmente em decorrência do Grande Incêndio de Londres de 1666, que destruiu cerca de 25% da cidade.

Renda Atuarial

O cálculo de uma renda atuarial leva em conta, além de uma taxa de juros que descapitalize o montante a ser pago, a incerteza sobre seu pagamento, como no caso de uma aposentadoria, onde o risco de a pessoa estar ou não viva para o recebimento de uma renda interfere no valor que ela precisará pagar para, se viva estiver, receber tal pensão.

III – Resumo do Artigo: “ A Arte de Administrar riscos”

Nesse intrincado processo de gestão, observamos que a maioria dos administradores é vitima de uma espécie de distorção cognitiva na percepção dos eventos aleatórios. Eles normalmente atribuem os sucessos ás suas habilidades como gestores e os fracassos aos eventos externos que estavam faro do seu controle.

O Fato é que o mundo contemporâneo tem demonstrado que não é mais suficiente alcançar resultados somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com