TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Uma Verdade Inconveniente

Exames: Resenha Uma Verdade Inconveniente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos, equívocos e manobras políticas existentes em torno do tema e também possíveis saídas para mudarmos a situação climática em nosso planeta nas próximas décadas.

Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado por Al Gore “Uma Verdade Inconveniente” é de caráter informativo e ao mesmo tempo impactante, o filme é exibido em forma de um documentário, elaborado a partir das palestras proferidas por Al Gore ao redor do mundo. O filme aborda também histórias da vida pessoal do protagonista, como o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, quebrando um pouco o cenário científico do documentário

Baseado em dados científicos e imagens de fenômenos naturais recentes, Al Gore argumenta de forma convincente que a temperatura da terra está aumentando e que a principal causa desse aquecimento são as ações do homem. A maneira que o tema é tratado eliminam qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Informações publicadas no meio científico, e enfatizadas por Al Gore, são constantemente julgadas quanto à sua veracidade. Mesmo havendo um sólido consenso científico, afirmando a correlação entre o aumento da temperatura e a concentração de dióxido de carbono, muitos ainda resistem em acreditar que o homem seja o principal culpado. Mas a realidade é que o Aquecimento Global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

No filme Al Gore chama a atenção para os diversos fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, como o furacão Katrina nos Estados Unidos, as intensas ondas de calor na Europa, as inundações na China e o derretimento das geleiras. Ele ressalta que esses fenômenos serão cada vez mais frequentes e violentos. Cita também que sempre foi considerada impossível a formação de furacões no Atlântico Sul, mas, em 2004, o Brasil foi atingido pelo furacão Catarina. Entretanto, a intenção principal do filme não é ser alarmista, e sim informar, esclarecer e conscientizar as pessoas que algo precisa ser feito a respeito do Aquecimento Global.

Apesar dos interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com